Internacional

Mais de 50% de povos de democracias veem restrições excessivas da Covid à liberdade

05 maio 2021, 12:31 - atualizado em 05 maio 2021, 12:31
A sondagem com mais de 50 mil pessoas de 53 países também revelou que pouco mais da metade sente que sua nação é democrática (Imagem: REUTERS/Phil Noble)

Cinquenta e oito por cento das pessoas que vivem em democracias estão satisfeitas com a reação de seu governo à pandemia de Covid-19, mas mais da metade acredita que suas liberdades foram demasiadamente restringidas, mostrou uma pesquisa publicada nesta quarta-feira.

A sondagem com mais de 50 mil pessoas de 53 países também revelou que pouco mais da metade sente que sua nação é democrática, mas que muitos veem a desigualdade econômica e o poder de grandes empresas de tecnologia como ameaças à democracia.

Embora a maioria dos entrevistados aprove a forma como seus governos reagiram à pandemia, 53% sentem que suas liberdades pessoais são excessivamente limitadas por lockdowns, de acordo com a pesquisa.

“Agora precisamos sair da pandemia de Covid-19 proporcionando mais democracia e liberdade às pessoas”, disse Anders Fogh Rasmussen, presidente da Fundação Aliança de Democracias, que realizou a enquete juntamente com a Latana, empresa de monitoramento de IA.

Cerca de 64% dos entrevistados consideram a desigualdade econômica a maior ameaça isolada à democracia em todo o mundo. Os entrevistados dos Estados Unidos se mostraram mais preocupados com o impacto das grandes empresas de tecnologia na democracia.

Globalmente, quase metade dos entrevistados teme que os EUA ameacem sua democracia, 38% deles temem a influência chinesa e cerca de 27% têm receio da influência da Rússia.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar