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Mais de 90% dos consumidores já tiveram o crédito negado alguma vez, aponta Boa Vista (BOAS3)

16 mar 2022, 10:31 - atualizado em 16 mar 2022, 14:11
Cartão de Crédito
As causas mais comuns para o crédito negado são o score de crédito baixo, ter restrições no nome e não ter como comprovar renda (Imagem: Pixabay)

Uma pesquisa realizada pela empresa de informações de crédito Boa Vista (BOAS3), mostra que 91% dos consumidores brasileiros já tiveram crédito negado ao menos uma vez ao longo de toda sua trajetória financeira.

A pesquisa, realizada com cerca de três mil consumidores dentro do Brasil, mostra que as causas mais comuns para o crédito negado são o score de crédito baixo, representando 43% das respostas, ter restrições no nome, citado por 42% dos entrevistados, e não ter como comprovar renda, com 11% de citações.

Não ter carteira assinada (4%) e não ter conta em banco (1%) também são motivos para o consumidor ter o crédito negado, de acordo com o levantamento.

A pesquisa ainda revela que, de dez consumidores, sete atribuem a sua pontuação de crédito como de grande importância na vida financeira.

No panorama geral, todos os pontos acima podem dificultar a aprovação do crédito por parte do consumidor, “já que as empresas levam em conta informações sobre comportamento de pagamento dos clientes, sejam pessoas físicas ou jurídicas, para realizar a análise e se decidir pela concessão”, explica o economista da Boa Vista, Flávio Calife.

Cadastro Positivo

A pesquisa da Boa Vista revela que grande parte dos consumidores (94%) tem ciência do Cadastro Positivo (em 2022, 94% dos entrevistados responderam que conheciam o programa). No entanto, a maioria não sabe como e onde consultar as informações.

O Cadastro Positivo é um banco que reúne dados dos consumidores e seu histórico de pagamentos. Nele, se pode conhecer mais sobre o perfil financeiro de cada pessoa e fazer uma análise de crédito com maior segurança, sendo reconhecido não somente por dívidas, mas também pelas contas pagas.

É um direito do consumidor saber se as informações de pagamento já fazem parte do banco de dados e ter acesso ao score de crédito e aos débitos registrados no CPF.

Para acessar as informações, é preciso entrar no site do Cadastro Positivo, clicar em “Entrar” e inserir o CPF e a senha (a mesma utilizada para acessar o site do Serasa).

Com o login feito, o Cadastro Positivo aparecerá para consulta. Para ver com detalhes as informações positivas, clique em “Ver meu relatório completo”.

Repórter
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
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Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
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