BusinessTimes

Mais de mil empresas no setor de alimentação abertas por dia útil no primeiro semestre

10 out 2022, 13:48 - atualizado em 10 out 2022, 13:48
Bar Restaurante
(Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

Bares, restaurantes, lanchonetes e demais serviços de alimentação foram os que registraram mais novos negócios no primeiro semestre. Dados do Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian mostram que foram 1.243 registros por dia útil, em média, na categoria, um total de 154.150.

“Enquanto o comércio e a indústria pedem a alocação de recursos significativos em um local, maquinário ou estoque, por exemplo, serviços pede investimentos menores o retorno pode ser mais rápido, principalmente no segmento de alimentação”, comenta o vice-presidente da Serasa Experian, Cleber Genero.

“Muitas vezes, estas pessoas já realizavam a atividade informalmente e, agora, regularizaram a documentação para conquistar mais clientes na retomada das atividades pós-pandemia”, completa.

No total, entre janeiro e junho, 2.065.591 de negócios foram abertos no país, com destaque para reparação e manutenção de prédios e instalações elétricas, serviços de higiene e embelezamento pessoal e comércio de confecções em geral.

Serviços se destaca também por segmento, representando 69,5% das novas empresas (1,4 milhão) e crescimento de 3,6% com relação ao período de janeiro a junho de 2021.

Na representatividade frente ao total de companhias, o setor ficou bem acima do comércio (22,4%) e indústria (7,0%). Ainda assim, o total de novas empresas apresentou queda de 0,3% com relação ao mesmo período do ano anterior, puxada principalmente pela indústria (-9,0% na análise entre janeiro e junho de 2021 e 2022) e comércio, que teve variação de -8,3%.

Ainda que os microempreendedores individuais sigam sendo a natureza jurídica mais escolhida por aqueles que desejam empreender, as sociedades limitadas registraram a maior participação no total de empreendimentos abertos no primeiro semestre de 2022. Elas representam 16,9% do montante final, maior número desde 2012, quando a representatividade foi de 17,6%.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil

Editor
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.