Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Mapa atende produtores e tratores poderão circular entre fazendas sem serem apreendidos

02/07/2020 - 9:38
Circulação em vias públicas de máquinas agrícolas vai se facilitado (Imagem: Pixabay)

A teia de penduricalhos burocráticos que atravanca o setor produtivo brasileiro a serviço do apetite da máquina pública por sugar recursos da sociedade vai sendo desmontada aos poucos. A nova conquista do agronegócio é o registro digital sem custo de máquinas e tratores.

O trânsito em vias públicas, o que é rotineiro quando do deslocamento entre propriedades – especialmente em regiões com sistema fundiário pulverizado em pequenas áreas – vinha sendo dificultado, sem o cadastro necessário para registro dos proprietários. Havia a legislação normativa, mas não havia o instrumento.

Em Pernambuco, várias apreensões chegaram a ser conduzidas pela Polícia Rodoviária Federal.

A partir do mês que vem, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) disponibilizará uma plataforma digital, atendendo pleito antigo da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana).

Conforme reunião nesta quarta (1) no ministério, contando com a Confederação Nacional da Agricultura, da Associação dos Fornecedores de Cana de Araraquara, da União Nordestina dos Produtores de Cana e da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco, o Mapa anunciou a extensão da plataforma para as demais necessidades dos produtores rurais.

Marcos Montes, secretário-executivo, disse que além registro oficial dos tratores (fabricados a partir de 2016) e outras máquinas, a plataforma também facilitará operações financeiras de compra, venda, financiamento, seguro e também a comunicação de roubos dos veículos.

 

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Leia mais sobre: Agronegócio

Última atualização por Giovanni Lorenzon - 02/07/2020 - 9:38