Donald Trump

Melhora de fundamentos em emergentes supera “Efeito Trump”

20 fev 2017, 20:35 - atualizado em 05 nov 2017, 14:07

A eleição de Donald Trump levou a um fluxo de recursos direcionado para os Estados Unidos que impulsionou o mercado de ações do país para recordes e elevou a perspectiva para o aumento de juros.

Após algumas semanas, contudo, o dinheiro parece agora estar direcionado para os mercados emergentes, avalia o banco francês Natixis em uma análise publicada nesta segunda-feira (20).

Esse comportamento, segundo o economista Patrick Artus, é reflexo de uma melhora nos fundamentos em alguns países, como o Brasil, Rússia, Índia, África do Sul e Indonésia.

No geral, os principais indicadores que têm mostrado melhora são os juros em queda, inflação em desaceleração, além da recuperação nos investimentos e consumo.

“O ponto importante é que essa melhora nos fundamentos desses países emergentes está superando agora a atratividade dos Estados Unidos para o capital internacional: até muito rapidamente após a eleição de Donald Trump, o capital retornou aos países emergentes, mantendo a estabilidade de suas taxas de câmbio e o bom desempenho dos seus mercados financeiros”, afirma Artus.

Indicadores

 

Fundador do Money Times | Editor
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
gustavo.kahil@moneytimes.com.br
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.