Commodities

Menor volume de exportações a granel afeta lucro de armadores

18 maio 2020, 7:41 - atualizado em 18 maio 2020, 7:42
Exportação Navio Portos
Os embarques do Brasil, um dos maiores exportadores do mercado de granel seco, continuam baixos, e as cadeias de suprimentos globais são sacudidas pelo vírus, disse William Fairclough (Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Navios que transportam commodities secas a granel encontram dificuldades para obter lucro devido ao duplo impacto da menor demanda sazonal por cargas e da pandemia de Covid-19, que afeta o comércio e a atividade industrial global.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Estamos realmente no fundo do poço para o granel seco”, disse em entrevista William Fairclough, diretor-gerente da Wah Kwong Maritime Transport Holdings, um dos maiores armadores independentes de Hong Kong.

Os embarques do Brasil, um dos maiores exportadores do mercado de granel seco, continuam baixos, e as cadeias de suprimentos globais são sacudidas pelo vírus, disse. “Os ganhos de todo o setor de granel seco são basicamente nada.”

O Índice Baltic Exchange Capesize, que monitora as taxas de frete para cargas a granel de várias commodities, como carvão e minério de ferro, acumula queda neste ano, com curta recuperação em abril.

O Índice Baltic Dry, um indicador mais amplo da demanda de navios, atingiu o menor nível desde 2016 na semana passada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O vírus agrava a situação de um mercado já em crise. Os primeiros meses do ano são sazonalmente fracos, e houve menos cargas de minério de ferro do Brasil e da Austrália devido a problemas climáticos.

No ano passado, o rompimento da barragem em Brumadinho reduziu as exportações da Vale (VALE3).

“Estamos agora em território desconhecido, porque é impossível entender, ou calcular, quando as várias medidas de confinamento serão suspensas em diferentes países ou o impacto de uma potencial segunda onda de infecção”, disse Fairclough.

Para que as taxas de embarque a granel tenham uma recuperação sustentada, o mercado indiano precisa voltar a operar e também são necessários volumes maiores de minério de ferro do Brasil para a China, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O transporte a granel representa cerca de 40% da receita da empresa. O restante vem do mercado de navios-tanque, que deu um grande salto.

Ambos os setores tendem a se mover em direções opostas, o que protege os ganhos da empresa. Atualmente, a Wah Kwong possui 19 embarcações com mais cinco navios em construção entre graneleiros e setores de petróleo.

Fairclough espera uma melhora gradual das taxas no segundo semestre, depois da onda de pacotes de estímulo e com a recuperação da atividade econômica e industrial na China. O setor de transporte marítimo também é, por natureza, capaz de se recuperar rapidamente, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar