ImóvelTimes

Menos consumo, mais investimento: compre shoppings via fundos imobiliários

19 dez 2019, 17:01 - atualizado em 19 dez 2019, 17:15
Shopping Cidade São Paulo
Setor de shoppings deverá se beneficiar de consumo em ascensão (Imagem: Divulgação/Facebook)

Diante da expectativa de melhora da atividade econômica em 2020, fundamentada em grande parte pela projeção de desempenho mais favorável do setor privado e pela recuperação dos lucros corporativos, a Ágora Investimentos aposta qual setor deverá se beneficiar mais.

“Assim, com uma recuperação econômica mais consistente a partir de 2020, acreditamos que os shoppings serão capazes de apresentar uma melhora mais substancial em suas principais métricas”, afirmam os analistas Maria Clara Negrão e Ricardo França.

Para fundamentar o otimismo, a instituição lista os seguintes pontos: expectativa de melhora no mercado de trabalho via queda do desemprego; dados mais saudáveis de crédito, com alta na concessão para pessoas físicas; e retomada da confiança do consumidor.

“Esperamos um aumento nas receitas com alugueis fixos e variáveis, uma redução na taxa de vacância e uma retirada dos descontos que foram concedidos ao longo da crise”, avalia a Ágora.

Diferenças

Desta forma, existem duas formas de exposição ao setor: via ações de administradoras destes centros comerciais, como Multiplan (MULT3), BR Malls (BRML3) e General Shopping (GSHP3); ou através dos chamados fundos imobiliários.

Shopping na região do ABC é gerido por fundo imobiliário (Imagem: Grand Plaza Shopping)

Da primeira maneira, o investidor torna-se sócio da empresa administradora, o que incorre nos riscos inerentes a qualquer negócio de natureza corporativa.

Por outro lado, via fundos imobiliários, o investidor somente será o locador do imóvel, ou seja, com menos preocupações de análise sobre a qualidade da empresa e a capacidade de expansão de seus lucros, por exemplo.

Além disso, os fundos imobiliários são isentos de IR (Imposto de Renda) à pessoa física, o que contribui para a atratividade deste investimento.

Dividendos

Dos 21 fundos imobiliários dentro do universo de cobertura, Negrão e França selecionaram oito pertencentes ao universo dos shoppings.

Dentre esses, aquele com maior projeção de dividend yield (cotação do ativo sobre expectativa de pagamento de dividendos) é o Parque Dom Pedro Shopping Center (PQDP11), perto de 6,1%.

Em segundo e terceiro lugares, os fundos imobiliários Grand Plaza Shopping (ABCP11) e Malls Brasil Plural (MALL11) detêm projeções de dividend yields de 6% e 5,8%.

Predileto

Assim como a Ágora Investimentos, o Itaú BBA também selecionou seu fundo imobiliário de shopping favorito: o CSHG Brasil Shopping (HGBS11), com projeção de dividend yield de 6,4%.

O múltiplo P/VPA (Preço sobre Valor Patrimonial), que mede o quanto o mercado avalia a cota do fundo em relação a seu valor físico real, está em 1,3 vez.

O fundo administrado pelo Credit Suisse também está na seleção da Ágora Investimentos.

Confira a lista com os oito selecionados da Ágora:

Código do ativo Nome do fundo Cotação em 18/12/19 Preço-Alvo Dividend Yield 20E
MALL11 Malls Brasil Plural 110,8 135 5,8%
HGBS11 CSHG Brasil Shopping 287,99 305 5,3%
VISC11 Vinci Shopping Centers 130 155 4,9%
XPML11 XP Malls 133 150 4,7%
ABCP11 Grand Plaza Shopping 101,48 110 6,0%
HSML11 HSI Malls 116,49 135 3,1%
SHPH11 Shopping Pátio Higienópolis 950 980 4,6%
PQDP11 Parque Dom Pedro Shopping Center 3.620,00 3700 6,1%

Graduado em Ciências Econômicas pela USP, tendo cursado mestrado em Ciências Humanas e em Economia na UFABC, Valter Outeiro acumulou anos de vivência no mercado financeiro através de passagens nas áreas de estratégia de investimentos dentro de private banks, em multinacionais produtoras de índices de ações e em redações de jornalismo econômico.
Linkedin Instagram
Graduado em Ciências Econômicas pela USP, tendo cursado mestrado em Ciências Humanas e em Economia na UFABC, Valter Outeiro acumulou anos de vivência no mercado financeiro através de passagens nas áreas de estratégia de investimentos dentro de private banks, em multinacionais produtoras de índices de ações e em redações de jornalismo econômico.
Linkedin Instagram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.