ImóvelTimes

Mercado de escritórios flexíveis ganha espaço no Brasil, mostra estudo da Woba

17 out 2025, 9:52 - atualizado em 17 out 2025, 9:52
Escritórios (Imagem: Canva/ Startup Stock Photos de Pexels)
Escritórios flexíveis ganham espaço no Brasil, mostra estudo da Woba (Imagem: Canva/ Startup Stock Photos de Pexels)

A adoção dos chamados escritórios flexíveis, isto é, espaços de trabalho adaptáveis, cresceu 86% em um ano no Brasil, e pelo menos metade das companhias já aderiram ao modelo. É o que mostra um estudo realizado pela Woba, rede de escritórios por assinatura.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a pesquisa, que ouviu gestores de grandes organizações, como Bayer, IBM e Bosch, 52% das empresas já possuem políticas formais para o uso desse formato, ante 28% observado em 2024.

Entre as companhias que ainda não adotaram o modelo, 54% apontam a cultura organizacional como principal barreira — à frente de fatores financeiros ou logísticos.

“Estamos observando uma mudança de mentalidade corporativa. De um lado, temos empresas que ainda enxergam o escritório como um custo fixo a ser administrado. Do outro, aquelas que o transformam em um ativo estratégico”, afirma Roberta Vasconcellos, cofundadora e CEO da Woba.

O ROI oculto

O estudo apontou que a gestão de espaços tem um retorno sobre o investimento (ROI) direto e substancial: 52% das organizações que investiram em automação de processos de facilities conseguiram reduções de custos operacionais de até 30%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ganho fica ainda mais evidente quando se analisa a taxa de ocupação dos escritórios: mais da metade das empresas brasileiras (54%) ainda opera abaixo do nível considerado ideal, de 70% de ocupação.

Segundo Vasconcellos, o espaço ocioso deixou de ser apenas um problema operacional para se tornar uma questão estratégica para negócios em busca de crescimento.

  • CONFIRA: Está em dúvida sobre onde aplicar o seu dinheiro? O Money Times mostra os ativos favoritos das principais instituições financeiras do país; acesse gratuitamente

A pesquisa também apontou uma tendência de comportamento no uso dos escritórios: 75% usam serviços combinados em espaços flexíveis, sendo eventos e treinamentos o uso isolado mais demandado (41,7%).

“Isso reforça que o espaço corporativo tem deixado de ser local de trabalho individual para se tornar um centro de experiências estratégicas”, reforça a CEO.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

Jornalista formado e com MBA em Planejamento Financeiro e Análise de Investimentos. Passou pelas redações da TV Band, UOL, Suno Notícias e Agência Mural, e foi líder de conteúdo no 'Economista Sincero'. Hoje, atua como repórter no Money Times.
igor.grecco@moneytimes.com.br
Jornalista formado e com MBA em Planejamento Financeiro e Análise de Investimentos. Passou pelas redações da TV Band, UOL, Suno Notícias e Agência Mural, e foi líder de conteúdo no 'Economista Sincero'. Hoje, atua como repórter no Money Times.