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Mercado Livre (MELI34) lucra US$ 421 milhões no 3T25, sob pressão cambial; expansão do frete no Brasil reduz margens

29 out 2025, 17:33 - atualizado em 29 out 2025, 17:54
mercado livre
(Imagem: Divulgação/Mercado Livre)

O Mercado Livre (MELI34) reportou um lucro líquido de US$ 421 milhões no terceiro trimestre deste ano, mostra relatório de resultados divulgado nesta quarta-feira (29), com margem de 5,7%. O montante veio abaixo dos US$ 481 milhões projetados por analistas em pesquisa da LSEG.

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A cifra representa um avanço de 6% em comparação com o mesmo período do ano passado e um ritmo de crescimento mais lento, atribuído às maiores perdas cambiais e a uma taxa de imposto mais alta ano contra ano.

“A depreciação do peso argentino em relação ao dólar americano tem um impacto de tradução negativo em nossa demonstração de resultados e gera perdas cambiais”, diz o Mercado Livre.

receita líquida da companhia atingiu US$ 7,4 bilhões, crescimento de 39% em base anual, registrando o 27º trimestre consecutivo de crescimento acima de 30%.

Já o Ebit (lucro antes de juros e impostos) da empresa aumentou 30% ano contra ano, para US$ 724 milhões, mas ficou abaixo dos US$ 752 milhões estimados pelos analistas.

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Volume Bruto de Mercadorias (GMV), que mede valor total das vendas, somou US$ 16,5 bilhões no trimestre, um avanço de 35% em comparação anual, descontando os efeitos da variação cambial. O número de itens vendidos cresceu 39%, totalizando 635 milhões.

No Brasil, o GMV cresceu 34% em relação ao terceiro trimestre de 2024.

Vale lembrar que em meados deste ano o Meli intensificou sua estratégia de fréte grátis no Brasil reduzindo o valor mínimo de R$ 79 para R$ 19.

O movimento continua refletindo negativamente na rentabilidade, com a margem Ebit caindo para 9,8%.

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Entre analistas, já existia consenso de que os investimentos intensos da gigante argentina em marketing, frete grátis e outras medidas para se manter à frente no acirramento da competição do e-commerce pesassem na margem, embora com impulso no GMV.

As vendas na Argentina, que desaceleraram em relação ao primeiro semestre do ano, também contribuíram para a contração da margem, em meio à uma demanda mais fraca causada pela instabilidade econômica.

O que diz o Mercado Livre?

O Mercado Livre classifica este como outro trimestre forte, que demonstra os resultados dos investimentos estão gerando em todo o ecossistema

“Desde a ampliação do acesso a crédito e pagamentos até o fortalecimento da proposta de valor do nosso marketplace e a redução dos atritos nas compras online, nossos investimentos sustentam o rápido crescimento de nossas principais métricas operacionais”, diz o relatório de resultados.

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Embora o Mercado Livre reconheça que os investimentos causem pressão nas nossas margens no curto prazo, outros investimentos, como o cartão de crédito no Brasil, começam a amadurecer e a pressão que exerciam sobre as margens diminui.

“O equilíbrio entre investimentos novos e investimentos em maturação irá variar ao longo do tempo, mas o tema comum a todos eles é a sua natureza de longo prazo e a nossa convicção de que impulsionarão engajamento sustentável, crescimento e escala”, diz a companhia.

*Com informações da Reuters

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Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas, com foco em varejo e setor aéreo.
lorena.matos@moneytimes.com.br
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