Comprar ou vender?

Mercado Livre (MELI34): XP vê exagero na recente fraqueza das ações, mas derruba preço-alvo; hora de comprar?

19 nov 2025, 16:09 - atualizado em 19 nov 2025, 16:09
mercado livre
(Imagem: Divulgação/Mercado Livre)

Os temores sobre o impacto da crescente competitividade no e-commerce não impedem o otimismo da XP Investimentos com o Mercado Livre (MELI34). No entanto, a corretora, após os resultados do terceiro trimestre deste ano, diminuiu o preço-alvo para o final de 2026 de R$ 141 para R$ 126.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O novo preço-alvo, apesar da diminuiçao, ainda representa um potencial de alta de 36,5% frente ao fechamento de ontem. A XP também reiterou sua recomendação de compra para as ações.

A equipe de analistas liderada por Danniela Eiger aponta que a gigante argentina do e-commerce tem sido um tema recorrente nas discussões com investidores, com alguns reduzindo as posições devido a preocupações contínuas com a concorrência.

“No entanto, vemos vários investidores monitorando de perto a ação em busca de um ponto de entrada potencial, já que a recente fraqueza do papel parece exagerada. Em nossa visão, isso realmente é o caso: os preços atuais implicam um CAGR (taxa de crescimento anual composta) do lucro por ação de cerca de 15% no período 2025-28, segundo nosso modelo de múltiplo de saída”, diz a casa.

  • CONFIRA: Está em dúvida sobre onde aplicar o seu dinheiro? O Money Times mostra os ativos favoritos das principais instituições financeiras do país; acesse gratuitamente

Embora os investimentos crescentes da companhia devam pressionar os resultados de curto prazo, a XP mantém o otimismo no que diz respeito às oportunidades de longo prazo. A expectativa é de que as tendências de receita de curto prazo se mantenham sólidas, com aceleração do GMV (volume bruto de mercadorias) no Brasil no quarto trimestre.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A XP reconhece a volatilidade que pode impactar a companhia no curto prazo diante do aumento das notícias sobre concorrência, no entanto, os analistas avaliam que o Mercado Livre continua bem posicionado para entregar forte crescimento aliado a níveis sólidos de rentabilidade.

“Além disso, o Mercado Pago se destaca como uma vantagem competitiva chave e alavanca de monetização, complementado pelo seu crescente negócio de Ads”, dizem os analistas.

Revisão de estimativas para o Mercado Livre

A XP atualizou as estimativas para incorporar os resultados do terceiro trimestre, com mudanças principais incluindo

  • Rentabilidade mais pressionada (margem EBIT -1,1 ponto percentual ano a ano em 2025e e estável em 2026e), devido a investimentos estratégicos contínuos e crescimento do negócio de crédito.
  • Dinâmicas de crescimento mais fortes no Brasil e México;
  • Expansão mais rápida da carteira de crédito impulsionada pela aceleração na Argentina e queda das taxas no Brasil;

Como resultado, a casa reduziu a estimativa de lucro líquido para 2025 em -4%, mantendo as de 2026 inalteradas, pois já haviam incorporado premissas conservadoras antes do terceiro trimestre.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas, com foco em varejo e setor aéreo.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas, com foco em varejo e setor aéreo.
Linkedin

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar