Mercado no compasso de dados e política: juros, CVM e Banco Master no radar; Veja os destaques do Giro do Mercado de hoje (8)
No Giro do Mercado desta quinta-feira (8), a jornalista Paula Comassetto recebe Frederico Nobre, gestor da Warren Investimentos, para comentar as movimentações que impactam o mundo dos investimentos hoje.
Hoje, os analistas esperam pelos dados de emprego nos Estados Unidos e pela inflação no Brasil. Além disso, permanecem no radar os conflitos geopolíticos, além da indicação de Otto Lobo para a presidência da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e os desdobramentos da liquidação do Banco Master.
No cenário doméstico, o analista da Warren aposta em um início de ciclo de cortes de juros pelo Banco Central em 2026.
Para ele, porém, os dados ainda incertos dificultam a definição da data para as movimentações e dos valores dos cortes. “Muito provavelmente vamos entregar uma inflação que deve ser inferior ao limite do teto da meta, apesar de ser acima do centro”, afirmou.
Entre os destaques de hoje do principal índice da bolsa brasileira, Petrobras (PETR4) e Itaú (ITUB4) ficaram do lado positivo, sendo as favoritas nas carteiras recomendadas para dividendos, de acordo com levantamento realizado pelo Money Times.
Já no lado negativo, a Azul (AZUL54) é a maior baixa do dia.
O mercado também acompanha o caso do Banco Master, que passou a ser tratado como tema de relevância nacional após o processo envolver o STF (Supremo Tribunal Federal) e o TCU (Tribunal de Contas da União).
Além disso, as tensões geopolíticas ocasionadas pelas recentes declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em relação a Groenlândia e Venezuela seguem no radar.