Bolsa de Valores

Mercado perde três feriados com novo calendário da B3 em 2022

18 nov 2020, 10:50 - atualizado em 18 nov 2020, 10:50
Ibovespa Ações Mercados B3SA3
Na prática, isso significa que o mercado passará a ter negócios em 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, 9 de julho, dia da Revolução Constitucionalista de 1932, e 20 de novembro, dia da Consciência Negra (Imagem: B3/Divulgação)

O mercado brasileiro passará a funcionar normalmente nos feriados na cidade de São Paulo a partir de 2022.

“A decisão alinha o calendário de funcionamento da B3 (B3SA3) ao das principais bolsas de valores mundiais, que interrompem o funcionamento apenas em feriados nacionais”, diz o comunicado da B3.

Segundo a bolsa, a mudança permitirá que o mercado de todo o país opere conforme o calendário nacional. A B3 diz que não são esperados impactos significativos, pois o sistema bancário brasileiro já prevê mecanismos de envio e transferência de recursos durante feriados municipais.

Na prática, isso significa que o mercado passará a ter negócios em 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, 9 de julho, dia da Revolução Constitucionalista de 1932, e 20 de novembro, dia da Consciência Negra.

Atualmente, e ainda durante 2021, a B3 não funciona nessas datas — apesar de o adiantamento de feriados esse ano por conta da pandemia ter embolado o calendário oficial. Em 2022, quando a nova regra passar a valer, os feriados municipais de julho e novembro cairão no final de semana.

“A mudança está sendo comunicada com mais de um ano de antecedência para que o mercado possa se adequar ao novo calendário”, afirma a B3.