Agronegócio

Mercado volta a apostar em café com sinais de oferta apertada

29 nov 2019, 14:47 - atualizado em 29 nov 2019, 14:47
Cooxupé Café Cafeicultura Agricultura Agronegócio
É uma grande virada para as cotações do café, que caíram para o menor nível em mais de uma década em meio ao superávit global (Imagem: Facebook da Cooxupé)

Os contratos futuros de café apontam para um dos maiores ralis mensais dos últimos anos, refletindo uma oferta mais apertada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O tipo arábica é negociado perto do nível mais alto em 12 meses em Nova York: os contratos para entrega em março avançam 11% este mês. O ganho foi puxado por investidores que reduziram apostas na baixa, em meio à expectativa de que o mercado global de café passe a registrar déficit nesta temporada, em parte devido à menor oferta do Brasil.

É uma grande virada para as cotações do café, que caíram para o menor nível em mais de uma década em meio ao superávit global. A desvalorização obrigou muitos cafeicultores ao redor do mundo a reduzirem a oferta, já que os preços do grão caíram abaixo do custo de produção. Agora, essa estratégia começa se refletir nos estoques e deixa gestores de recursos mais otimistas.

“A mudança de paradigma do café está em andamento”, disse por e-mail Toby Donovan, trader do Group Sopex, em Londres. “Há uma aceitação lenta, mas coletiva do mercado de que os futuros se desvalorizaram muito, e agora estamos recalibrando.”

O arábica para entrega março acumula o maior ganho mensal desde que o contrato começou a ser negociado em 2017.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O tempo seco no Brasil nos últimos dois meses reduziu o potencial de produção e ajudou a sustentar os preços. As chuvas na maior região de café arábica do Brasil corresponderam a 59% da média histórica na semana passada, segundo dados da Somar Meteorologia.

A produção de café do país deve cair 11% nos 12 meses encerrados em 30 de junho, segundo a unidade de Serviço Agrícola Estrangeiro do Departamento de Agricultura dos EUA.

O mercado de café também precisará aumentar muito a oferta para atender à demanda por café robusta, de acordo com Donovan, do Group Sopex.

“Todo mundo tem se concentrado na oferta e não está prestando atenção no outro lado”, disse. “A demanda é forte.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Leia mais sobre:
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar