Giro do Mercado

Mercados reagem a suspensão das tarifas de Trump; Ibovespa recua

29 maio 2025, 13:14 - atualizado em 29 maio 2025, 13:14

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O tarifaço anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi suspenso integralmente pelo Tribunal de Comércio Internacional do país. Os mercados globais reagiram positivamente e operam em alta nesta quinta-feira (29).

No Giro do Mercado, a jornalista Paula Comassetto recebeu Enzo Pacheco, analista da Empiricus Research, para comentar sobre o cenário internacional e os movimentos econômicos nos EUA.

  • LEIA MAIS: Após máxima histórica, analistas do BTG Pactual defendem que o Ibovespa ainda pode saltar até 8% – quais ações estão preparadas para aproveitar esse cenário?

Para Pacheco, por mais que a decisão do tribunal seja positiva para o comércio internacional em um primeiro momento, Trump não deve aceitar de boa vontade.

“Não me parece que o governo vai deixar barato. Eles vão procurar outras formas de poder implementar essas tarifas”, afirmou. O analista teme que a decisão cause mais incerteza em relação ao que o governo pode fazer para reagir.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além da questão tarifária, os resultados da Nvidia (NASDAQ: NVDA) ajudam a impulsionar o mercado. A receita da empresa cresceu 12% em relação ao trimestre anterior e de 69% em relação ao ano anterior.

No entanto, a guerra comercial pode influenciar os próximos balanços.

Mesmo com a retomada das empresas de tecnologia, o especialista acredita que enquanto as incertezas sobre a guerra tarifária ainda permanecerem, os ativos de risco devem encontrar dificuldade para subir de maneira sólida.

“No ano os índices ainda estão no negativo ou no 0 a 0. A expectativa era de que o S&P terminasse o ano mais perto dos 6,7 mil pontos. Ainda acho que para avançar para essa valorização a questão das tarifas precisa ser resolvida por completo, o que não deve acontecer”, disse Pacheco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mercado brasileiro

No cenário doméstico, o Ibovespa (IBOV) opera com leve queda nesta quinta. Por volta das 13h, o principal índice da bolsa brasileira recuava 0,4%.



Porto (PSSA3) e Localiza (RENT3) sobem cerca de 1,6% e lideram as maiores altas do índice no dia. Enquanto Minerva (BEEF3) e Cyrela (CYRE3) caem cerca de 3% e se destacam na ponta negativa.

O impasse em torno do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) segue fazendo barulho, com o ministério da Fazenda buscando outras formas de sustentar o orçamento. A medida encontrou ampla reprovação e se for implementada deve ser derrubada pela Câmara dos Deputados.

O programa ainda abordou outros destaques dos mercados globais e da bolsa brasileira. Para acompanhar o Giro do Mercado na íntegra, acesse o canal do Money Times no YouTube.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
gustavo.silva@moneytimes.com.br
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar