Giro do Mercado

Mercados se animam com novos acordos comerciais dos EUA

23 jul 2025, 15:48 - atualizado em 23 jul 2025, 15:48

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O bom humor predomina nos mercados globais nesta quarta-feira (23), após o anúncio de acordos comerciais dos Estados Unidos com Japão e Indonésia. A expectativa de um acordo com a União Europeia (UE) também turbinou os índices do velho continente.

No Giro do Mercado, a jornalista Paula Comassetto recebeu Bruna Allemann, economista e head de internacional da Nomos, para comentar o impacto dos novos acordos comerciais firmados pelos EUA após ameaças tarifárias do presidente Donald Trump.

A especialista destacou que a expectativa por novas rodadas de negociação com outros países acaba impulsionando o desempenho dos mercados. Segundo Allemann, o cenário atual demonstra uma calmaria das tensões, mas os dados macroeconômicos preocupam.

“Os dados estão mostrando que o tarifaço está pressionando a inflação americana. Não está indo de acordo com o que ele queria e ele não pode entristecer o mercado. A questão da opinião pública impacta, mas está mais calma até pelas negociações com a China“, afirmou Allemann.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em relação ao Brasil, Allemann avalia que o país tem que tomar cuidado para não ficar muito atrás nas negociações, enquanto outros membros dos Brics+ negociam com os EUA.

A questão fiscal ainda representa uma grande preocupação, com projetos vindo dos três poderes que tratam mais de aumento dos gastos do que de contenções no orçamento.

Para o investidor, a economista destaca que apesar de ser necessário olhar para o longo prazo, visando a construção de patrimônio, operações de day trade e swing trade podem se tornar interessantes, pela dinâmica de mudanças diárias.

Allemann destacou setores que podem ter alguma vantagem. “O setor de tecnologia deve se dar bem. O de commodities, apesar de um impacto por se tratarem de empresas globais, deve ter uma readequação de preço. Quando se fala desse mercado se fala de agronegócio, cobre, prata, ouro e aço. E também tem a tese do bitcoin”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O programa ainda abordou outros desafios para a economia e a geopolítica no Brasil e no mundo. Para acompanhar o Giro do Mercado na íntegra, acesse o canal do Money Times no YouTube.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
gustavo.silva@moneytimes.com.br
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar