BusinessTimes

Mercedes pretende embutir desejo no consumidor por carro elétrico de luxo

19 maio 2022, 16:27 - atualizado em 19 maio 2022, 16:27
Mercedes
A Mercedes-Benz disse que pretende vender veículos exclusivamente elétricos em 2030, onde as condições de mercado permitirem (Imagem: Pixabay/Capri23auto)

A Mercedes-Benz detalhou uma nova estratégia baseada em “criar desejo” através da escassez.

O plano foi apresentado junto com os modelos de luxo da empresa a analistas, investidores e clientes selecionados em evento na França.

A montadora alemã dedicará 75% dos investimentos a veículos de ponta e aos modelos C-Class e E-Class, disse a empresa nesta quinta-feira, enquanto reduz o número de modelos básicos.

O presidente-executivo da companhia, Ola Kaellenius, disse que a escassez de semicondutores enfrentada pela indústria nos últimos dois anos permitiu à Mercedes-Benz testar preços mais altos para os clientes, que serão mantidos mesmo quando a escassez diminuir.

“Em algum momento, as restrições (no fornecimento de semicondutores) serão suspensas, mas manteremos a disciplina”, disse ele.

A Mercedes-Benz disse que pretende vender veículos exclusivamente elétricos em 2030, onde as condições de mercado permitirem.

O volume de veículos elétricos vendidos vai acelerar na segunda metade da década, disse Kaellenius, quando mais modelos forem lançados.

“Queremos nos colocar em uma posição em que possamos atender a todos os nossos mercados eletricamente. Se for 2030 mais ‘x’… certamente não é maior que ‘5’”, afirmou o executivo.

A Mercedes-Benz havia elevado a meta de margem para 14% até 2025, de 10% ou mais, assumindo condições favoráveis de mercado.

A companhia projetou um aumento de 60% na participação de seus modelos de ponta no total de vendas em comparação aos níveis de 2019, para entre 17% e 18%, até 2026, com o mercado chinês oferecendo o maior potencial de crescimento.

Apesar de atingir uma margem de 16,4% em sua divisão de carros no primeiro trimestre de 2022, a meta de margem para 2025 era ambiciosa, já que a montadora precisava financiar a estratégia de eletrificação, disse o diretor financeiro, Harald Wilhelm.

“Precisamos ser realistas sobre o custo da transição para veículos elétricos a bateria”, disse Wilhelm.

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.