Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Mesmo com quase 1,5 mês de isolamento, cogeração de energia cresceu no 1º quadrimestre

16/06/2020 - 17:29
UEG Usina Ararucária Setor Elétrico
Geração de bioeletricidade pelas usinas cresce no 1º quadrimestre apoiada na alta da moagem de cana (Imagem: Site da UEG)

Entre o que as usinas do Centro-Sul produziram de energia para consumo próprio e o que foi exportado para o sistema elétrico daria para acender a luz de 1,6 milhão de residências de janeiro a abril. Essa cogeração, informada pela Unica, entidade que reúne os participantes do setor sucroenergético da macrorregião, cresceu 13%.

Apesar da queda do consumo com o isolamento, da última semana de março ao final de abril, a produção foi maior.

Os dados, se comparados com o mesmo quadrimestre de 2019, resultaram em 3.030 GWh, e o que foi negociado no mercado ajudou a poupar 2% da energia armazenada nas regiões Sudeste e Centro-Oeste na forma de água em reservatórios das hidrelétricas.

De acordo com informe da Unica, o desempenho deveu-se ao aumento da moagem no início de safra – apesar de oficialmente começar em 1º de abril, muitas unidades se anteciparam devido à falta de etanol -, quando, no acumulado até 1º de junho se chegou as 144,8 milhões de toneladas. Comparando com igual período do ciclo 18/19, o incremento foi de 12,29%, com a ajuda do clima.

Outro dado comparativo dos produtores de bioeletricidade é que a capacidade instalada no setor sucroenergético do Centro-Sul, de 11,709 MW, supera a da Usina de Belo Monte. E representa 7% da potência outorgada no Brasil e 76% entre todas as outras biomassas.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Giovanni Lorenzon - 16/06/2020 - 17:52

Cotações Crypto
Pela Web