Meta (META) quer comprar bilhões de dólares em chips do Google (GOOGL), que quer desafiar Nvidia (NVDA) na tecnologia
A Meta Platforms (META) está em negociações com o Google (GOOGL) para adquirir “bilhões de dólares” em chips da empresa de propriedade da Alphabet para uso em seus data centers a partir de 2027. As informações são do portal The Information.
Esse movimento colocaria o Google como um potencial forte rival da gigante de chips e semicondutores, a Nvidia (NVDA).
As negociações também envolvem a Meta alugar chips do Google Cloud já no próximo ano.
O anúncio é visto com bons olhos pelo mercado, que impulsiona as ações do Google nas primeiras horas do pregão.
Por que o acordo é importante para o Google?
Essa é uma iniciativa mais ampla do Google para que os clientes adotem suas unidades de processamento (TPUs, na sigla em inglês) — usadas para trabalhos pesados, como o treinamento de modelos de Inteligência Artificial (IA) — dentro dos data centers da Alphabet, segundo reportagem.
Um acordo com a Meta ajudaria a estabelecer as TPUs como alternativa aos chips da Nvidia, considerados o “padrão ouro” para grandes empresas de tecnologia e startups.
Com essa mudança, o Google deixaria de usar seus TPUs exclusivamente em seus prórpios data centers e poderia expandir o uso de seus chips para outros serviços.
Alguns executivos do Google Cloud sugeriram que a estratégia poderia ajudar a empresa a capturar até 10% da receita anual da Nvidia, uma fatia que vale bilhões de dólares, de acordo com a reportagem.
*Com informações da Reuters e da Bloomberg.