Internacional

México está cooperando com EUA para evitar “caos” na fronteira após fim de restrições, diz presidente

11 maio 2023, 14:20 - atualizado em 11 maio 2023, 14:20
México
As restrições, que têm impedido centenas de milhares de migrantes capturados na fronteira entre os EUA e o México de buscar asilo desde 2020, estão programadas para terminar na noite desta quinta-feira (Imagem: Presidência do México/Divulgação via REUTERS)

O México está cooperando com os Estados Unidos para evitar o caos ou a violência na fronteira entre os dois países à medida que as restrições norte-americanas relacionadas à Covid-19, conhecidas como Título 42, chegam ao fim, disse o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, nesta quinta-feira.

As restrições, que têm impedido centenas de milhares de migrantes capturados na fronteira entre os EUA e o México de buscar asilo desde 2020, estão programadas para terminar na noite desta quinta-feira, o que deve resultar em um aumento esperado no número de migrantes que chegam à fronteira.

López Obrador acrescentou que as autoridades estão trabalhando na região sudoeste para “proteger” os migrantes.

Em resposta a uma pergunta sobre as forças da Guarda Nacional enviadas à fronteira sul do México, em sua regular coletiva de imprensa, López Obrador disse que o México havia tomado a decisão de fazer isso e que a ação não havia sido acertada com o presidente norte-americano, Joe Biden.

López Obrador também incentivou Biden a trabalhar em acordos com Cuba, Venezuela e outros países para que seus cidadãos não precisem migrar. Ele há muito tempo defende mais investimentos dos EUA na região, especialmente na América Central.

reuters@moneytimes.com.br