AgroTimes

México renova isenção de impostos para importação de alimentos; Governo brasileiro celebra

02 jan 2025, 13:02 - atualizado em 02 jan 2025, 13:02
alimentos-exportaçoes
A renovação do PACIC beneficia as exportações de empresas do agronegócio brasileiro, que permanecem com tarifa zero para o México. (Imagem: Getty Images/Canva)

O Governo do México anunciou a renovação do Paquete Contra la Inflación y la Carestía (PACIC), um programa criado em 2022 para combater a insegurança alimentar e incentivar o consumo de alimentos da cesta básica. A medida beneficia as exportações de empresas brasileiras, que permanecem com tarifa zero para o vizinho latino americano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) celebrou a prorrogação do PACIC, destacando a importância do mercado mexicano. De acordo com publicação do Mapa, a iniciativa busca reduzir o impacto da inflação e abre espaço para produtos brasileiros competitivos no país.

“É uma grande oportunidade para continuarmos reforçando e intensificando a parceria comercial tão importante com o México com produtos brasileiros competitivos que contribuem para a segurança alimentar e nutricional”, disse o ministro Carlos Fávaro.

Relação fortalecida entre Brasil e México

Segundo o Mapa, a renovação do PACIC tem sido fundamental para a continuidade das exportações brasileiras de alimentos ao México, especialmente produtos como carnes, leite, arroz e feijão, itens nos quais o Brasil tem forte participação exportadora.

O México é um dos principais parceiros comerciais do Brasil, se tornando o maior destino das exportações agropecuárias brasileiras na América Latina, após a implementação do PACIC em maio de 2022. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a isenção temporária de impostos de importação sobre itens essenciais, as exportações brasileiras para o México têm registrado crescimento significativo. Somente nos onze primeiros meses de 2024, foram exportados mais de US$ 2,7 bilhões.

O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Luis Rua, ressaltou a importância da renovação para o fortalecimento da parceria comercial.

“A continuidade do PACIC reforça o papel do Brasil como parceiro estratégico no abastecimento alimentar do México e fortalece as exportações agropecuárias, abrindo caminho para futuras oportunidades de crescimento e cooperação entre os dois países”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
gustavo.silva@moneytimes.com.br
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?

Editoria do Money Times traz tudo o que é mais importante para o setor de forma 100% gratuita

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar