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MGLU3, VIIA3, AMER3: O pior passou? Saiba quais ações valem ‘compra’, segundo BTG

16 set 2022, 14:19 - atualizado em 16 set 2022, 14:19
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Para o longo prazo, o BTG espera ver o e-commerce ganhando cada vez mais participação sobre o varejo físico (Imagem: Pixabay/athree23)

Com os riscos crescentes de desaceleração econômica global, o BTG Pactual ainda espera um cenário pressionado para as empresas do setor de varejo brasileiro.

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O BTG comenta que os maiores custos de captação ainda pressionam os resultados e as intenções de compra das famílias, ao passo que a inflação segue elevada e traz implicações negativas na renda disponível e nos custos operacionais.

Por outro lado, os varejistas com maior exposição a famílias de alta renda continuam reportando números sólidos, mesmo com a desaceleração esperada.

Em relação ao e-commerce, um dos segmentos do varejo mais penalizados na Bolsa nos últimos meses, o BTG está confiante de que o pior passou.

“Embora a onda mais pessimista que levou ao desempenho inferior dos players de tecnologia listados nos últimos trimestres seja agravada por desacelerações em algumas categorias, forte concorrência e pior unit economics, continuamos otimistas com o e-commerce como uma tese estrutural no setor de varejo, com o pior parecendo estar para trás”, dizem os analistas Luiz Guanais, Gabriel Disselli, Victor Rogatis e Luiz Temporini, em relatório divulgado na terça-feira (13).

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Três tendências do segmento devem se sobressair nos próximos trimestres, destaca o BTG:

  • crescimento de GMV (volume bruto de mercadorias) ainda fraco, mas melhorando;
  • foco em rentabilidade operacional (significando menor foco em categorias não rentáveis, principalmente as de menor ticket médio) e preservação de caixa; e
  • maior consolidação do mercado entre alguns players.

Para o longo prazo, o BTG espera ver o e-commerce ganhando cada vez mais participação sobre o varejo físico – mas com as lojas físicas ainda desempenhando papel fundamental no crescimento do setor após ajustes.

O BTG também acredita que os players de grande peso ficarão maiores, com o setor ainda fragmentado.

Oportunidades na Bolsa

Em atualização recente, o BTG chegou a rebaixar três papéis do segmento de e-commerce para “neutro”: Enjoei (ENJU3), GetNinjas (NINJ3) e Westwing (WEST3).

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O corte se deve a custos de financiamento mais altos e pressões inflacionárias, explica o banco.

Via (VIIA3) também tem rating neutro pelos analistas, enquanto Mercado Livre (MELI), Magazine Luiza (MGLU3) e Americanas (AMER3) estão com recomendação de compra.

O BTG destaca que, embora o e-commerce siga como uma opção estrutural, a preferência é pela exposição de longo prazo a players horizontais com forte liquidez.

O BTG tem o Mercado Livre como sua principal escolha.

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Empresa Ticker Recomendação Preço-alvo
Mercado Livre MELI Compra US$ 1.370
Magazine Luiza MGLU3 Compra R$ 7
Americanas AMER3 Compra R$ 29
Via VIIA3 Neutro R$ 4
Westwing WEST3 Neutro R$ 4
Enjoei ENJU3 Neutro R$ 2
GetNinjas NINJ3 Neutro R$ 4

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Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
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