Safras

Milho de inverno 20/21 pega carona no de 19/20 e prepara-se para recordes

06 jan 2021, 14:07 - atualizado em 06 jan 2021, 14:07
Milho
Milho safrinha sairá mais forte neste ano, com destaque natural para o Mato Grosso (Imagem: REUTERS/Bing Guan)

O desempenho do milho em 2020, deixando de lado a safra de verão (plantio e colheita entre outubro e fevereiro) mais fraca, empurra as perspectivas para o próximo ciclo de inverno quebrando recordes com os produtores esperando preços melhores ainda.

Começa por bater a régua de aproximadamente 13 milhões de hectares plantados na safrinha passada, podendo chegar acima de 14 milhões/ha na temporada 20/21, na pesquisa feita pela Brandalizze Consulting. O plantio começa em fevereiro e deslancha e março.

“Recorde histórico”, diz Vlamir Brandalizze.

O Mato Grosso, maior produtor, já está praticamente garantido com 5,5 milhões/ha e pode ir mais longe, ainda segundo consultor.

Para fechar o quadro, 80 milhões de toneladas estão no radar, outra fronteira batida, sobre as 72,5 a 75 milhões da safra 19/20.

O avanço em tecnologia e investimentos, reportados pela cadeia produtiva de insumos em geral, estão dando a Brandalizze esse quadro.

Para ele, o “otimismo é grande” do produtor, sobretudo porque a China começa a se constituir cada vez mais um importador importante do milho também.

Na atual primeira safra (a de verão), da temporada 20/21, as estimativas estão em torno das 19 a 19,5 milhões de toneladas, em queda, tanto quanto estimativa menor de área, para 3,8 milhões/ha, aproximadamente.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter no Agro Times
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
giovanni.lorenzon@moneytimes.com.br
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar