Eleições

Militares apresentam relatório das urnas nesta quarta; especialistas não esperam novidades em documento

08 nov 2022, 16:23 - atualizado em 16 nov 2022, 19:35
Urnas Eleições
(Imagem: REUTERS/Diego Vara)

O Ministério da Defesa informou que vai enviar o relatório produzido pelas Forças Armadas sobre o funcionamento das urnas eletrônicas durante as eleições e sobre a totalização dos votos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta quarta-feira (9).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O Ministério da Defesa informa que, no próximo dia 9 de novembro, quarta-feira, será encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o relatório do trabalho de fiscalização do sistema eletrônico de votação, realizado pela equipe de técnicos militares das Forças Armadas”, disse a pasta.

O relatório é aguardado pelos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), derrotado na tentativa de reeleição para Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas, segundo especialistas, o documento não deve trazer novidades, e, muito possivelmente, vão atestar a segurança das urnas e da votação, apontando apenas pequenas e pontuais melhorias.

“Por que que os militares vão arrumar confusão com Lula? Eles sabem que já era, então se eles disserem que a eleição foi fraudada ao ponto de ter alterado resultado eleitoral, isso vai ser muito ruim pra eles no próximo governo”, questiona o cientista político Alberto Carlos Almeida. ” A normalidade vai falar aquelas coisas bem formalistas, né? E que apuração é bastante fidedigna, mas precisa de aperfeiçoamentos”, coloca o especialista, que lembra que na primeira vez que os militares fizeram um relatório apontando problemas no sistema eleitoral foram desmerecidos por diversas áreas por erros técnicos simples cometidos.

O presidente em exercício do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, também defendeu o sistema eleitoral brasileiro nesta terça-feira (9). Dantas disse que o TCU realizou auditoria do processo eleitoral e não encontrou quaisquer irregularidades.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Não houve fraude”, resumiu Dantas. “A maioria da população, ainda que por uma margem restrita, decidiu os caminhos que o país vai trilhar nos próximos quatro anos… a democracia brasileira é sólida o suficiente para resistir até aqueles que acreditam em arroubos autoritários”, acrescentou ele.

“Auditamos o processo eleitoral brasileiro e nossos auditores concluíram que nosso sistema de votação é confiável. O nosso relatório indica com todas as letras que não houve qualquer divergência entre o voto depositado na urna pelos eleitores e o número apontado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).”

As Forças Armadas realizaram uma fiscalização do pleito e, na segunda, o Ministério da Defesa disse que divulgará um relatório com seu parecer sobre a eleição na quarta. O documento deverá ser entregue ao TSE.

“Vamos aguardar esse relatório sobre as eleições, sobre suposta fraude nas eleições. O que se vê é uma mobilização nacional muito forte, tenho andado pelo interior, nas estradas e quartéis. É um momento de dificuldade e instabilidade e estou muito preocupado com isso”, disse o ministro Augusto Nardes, do TCU.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Espero que tenhamos capacidade de diálogo para evitar um conflito social na sociedade brasileira”, finalizou.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Editor
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
matheus.caselato@moneytimes.com.br
Linkedin
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar