BusinessTimes

Mineração: BHP enfrenta processo de US$ 12 bi no Reino Unido 

22 dez 2022, 15:13 - atualizado em 22 dez 2022, 15:13
BHP
A BHP solicitou recentemente que a Vale compartilhe responsabilidades caso perca a ação coletiva do Reino Unido (Imagem: REUTERS/Dado Ruvic/Illustration)

Uma juíza do Reino Unido marcou para abril de 2024 a data do julgamento contra a BHP pelo colapso da barragem de Fundão em 2015, com pedidos de indenização estimados em cerca de £ 10 bilhões (US$ 12 bilhões).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma audiência de oito semanas está programada para ocorrer quase nove anos depois que o rompimento de uma barragem desencadeou uma torrente de resíduos, matando 19 pessoas e poluindo cursos d’água em dois estados brasileiros.

“Dada a escala e a natureza do litígio, não é surpreendente que tenha havido contestações, recursos e mudanças nas reivindicações”, disse a juíza Finola O’Farrell em decisão publicada quarta-feira. “No entanto, agora é hora de evitar mais atrasos e fazer progressos substantivos na determinação da disputa.”

Os atuais e ex-executivos da BHP, listada em Londres, enfrentarão um interrogatório sobre seus papéis no desastre, de acordo com a Pogust Goodhead, a empresa que lidera o caso em nome de mais de 400.000 reclamantes brasileiros. Será o maior litígio em grupo na história do tribunal civil inglês, estima o escritório.

BHP afirmou que a audiência agendada para abril de 2024 não discutirá qualquer tipo de pagamento de indenização e que não houve decisão a respeito da alegada responsabilidade da BHP ou sobre se e quando haverá qualquer determinação sobre pagamentos aos autores, em comentário por email.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A BHP refuta integralmente os pedidos formulados pelos Autores da ação inglesa e continuará a se defender no caso, o qual acreditamos ser desnecessário por duplicar questões já cobertas pelo trabalho existente e em andamento da Fundação Renova – sob a supervisão dos tribunais brasileiros – ou são objetos de processos judiciais em andamento no Brasil”, diz a companhia.

A BHP solicitou recentemente que a Vale compartilhe responsabilidades caso perca a ação coletiva do Reino Unido.

O caso não cita a Vale, embora a barragem fosse administrada pela Samarco, uma joint venture entre as duas mineradoras.

Vale disse que seus assessores jurídicos considerarão cuidadosamente os detalhes e enviarão sua resposta no tempo e da maneira apropriada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
bloomberg@moneytimes.com.br
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar