ImóvelTimes

Minério de ferro cai com nova ameaça da China de conter alta ‘irracional’

19 abr 2023, 9:04 - atualizado em 19 abr 2023, 9:04
China, Minério de ferro
A mais recente tentativa de conter os aumentos de preços no maior mercado consumidor de minério de ferro do mundo segue avisos renovados da comissão contra suposta manipulação de mercado no mês passado (Imagem: REUTERS/Stringer)

O minério de ferro caiu depois que as autoridades chinesas voltaram a prometer um combate à alta “irracional” de preços e à especulação.

Os futuros da matéria-prima siderúrgica tiveram queda de até 0,9% nesta quarta-feira em Singapura, para US$ 116,65 a tonelada.

A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China disse que iria defender a ordem normal do mercado e monitorar de perto seus movimentos. O órgão também se comprometeu a continuar fortalecendo a exploração de recursos domésticos, acelerar projetos e melhorar a reciclagem de aço usado.

  • Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

A mais recente tentativa de conter os aumentos de preços no maior mercado consumidor de minério de ferro do mundo segue avisos renovados da comissão contra suposta manipulação de mercado no mês passado.

Embora os preços tenham tido um início de ano forte devido às expectativas de que a reabertura da China impulsionaria o setor siderúrgico após o fim da política Covid Zero, eles já caíram cerca de 16% desde que atingiram a máxima do ano em 21 de fevereiro.

A queda de quarta-feira ocorreu após três dias de pequenas altas, em meio a expectativas crescentes de que a demanda por aço continuará a se recuperar durante a alta temporada de construção na China, que começou este mês. Os dados do PIB do país mostraram uma melhora no setor imobiliário no primeiro trimestre, a primeira expansão em mais de um ano.

O mercado também ficará de olho nas chuvas fortes no Brasil, segundo maior produtor mundial, principalmente depois que a Vale (VALE3) divulgou produção aquém das estimativas no primeiro trimestre por conta das precipitação acima do normal, que interromperam operações.

Enquanto isso, espera-se que os estoques baixos estimulem o reabastecimento.

Os estoques de minério de ferro das siderúrgicas chinesas permaneceram estáveis na semana, em níveis baixos no geral, disseram analistas do Bradesco BBI, liderados por Thiago Lofiego. O banco espera que a reposição de estoques comece quando as margens das siderúrgicas aumentarem.

O minério também caiu na bolsa chinesa de Dalian, enquanto os preços de vergalhão de aço e bobina a quente recuaram em Xangai.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.