Minério de ferro

Minério de ferro cai com riscos regulatórios moderando otimismo da demanda da China

24 fev 2023, 8:51 - atualizado em 24 fev 2023, 8:51
Minério de Ferro
Na Bolsa de Cingapura, o minério de ferro de referência para março estava sendo negociado a 128,50 dólares a tonelada, queda de 1% em relação a quinta-feira (Imagem: REUTERS/David Gray/File Photo/File Photo)

Os contratos futuros do minério de ferro nas bolsas de Dalian e Cingapura caíram nesta sexta-feira, com os reguladores chineses tentando moderar a empolgação dos traders com a demanda mais forte pelo ingrediente siderúrgico, embora os preços ainda caminhassem para fechar a semana com ganhos.

Grandes produtores de minério de ferro, como o Grupo BHP (BHPG34) e Rio Tinto (RIOT34), disseram nesta semana que viram sinais de uma recuperação na demanda chinesa, depois que Pequim suspendeu as restrições da Covid e lançou medidas de apoio para incorporadores imobiliários em dificuldades.

Uma perspectiva melhor para a China, maior produtora mundial de aço, elevou os benchmarks de minério de ferro de Dalian e Cingapura para além da faixa de negociação de 120 a 130 dólares, na qual ficaram presos por semanas.

Os preços spot também subiram esta semana, já que as siderúrgicas chinesas aumentaram ainda mais sua produção.

Entre para o Telegram do Money Times!

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

“Dizem que as siderúrgicas estão se preparando para uma temporada de construção mais movimentada no próximo trimestre, com a produção de aço subindo 6% no início de fevereiro”, disseram analistas da Westpac em nota.

A taxa de utilização da capacidade de alto-forno entre 247 siderúrgicas chinesas pesquisadas regularmente pela Mysteel subiu pela sétima semana consecutiva para 86,97% entre 17 e 23 de fevereiro, alta de 1,22 ponto percentual na semana, informou a consultoria e provedora de informações do setor.

Mas os preços recuaram um pouco após o movimento da Dalian Commodity Exchange (DCE) para conter a atividade especulativa.

O minério de ferro de maio mais negociado na DCE encerrou o comércio diurno com queda de 0,2%, a 909,50 iuanes (131,19 dólares) a tonelada.

O contrato continuou, no entanto, a caminho de um ganho semanal de quase 3%.

Na Bolsa de Cingapura, o minério de ferro de referência para março estava sendo negociado a 128,50 dólares a tonelada, queda de 1% em relação a quinta-feira. Na semana, a alta é de 1,6%.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.