Minério de ferro registra 4º ganho semanal consecutivo com aumento da demanda por aço

Os contratos futuros de minério de ferro avançaram nesta sexta-feira (19), encerrando a semana em alta, impulsionados pelo fortalecimento da demanda por aço e pela reposição de estoques antes de um feriado na China.
O contrato de janeiro do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China subiu 0,81%, para 807,5 iuanes (US$ 113,54) a tonelada. O contrato encerrou a semana com alta de 0,88%.
- SAIBA MAIS: O Money Times reuniu as recomendações de mais de 20 bancos e corretoras em um conteúdo gratuito e completo para você investir melho
O minério de ferro de referência de setembro na Bolsa de Cingapura subiu 0,27%, a US$ 105,55 a tonelada, embora tenha caído 0,14% na semana.
A demanda por aço está se fortalecendo com o início da temporada de pico, e a reposição de estoques antes do feriado do Dia Nacional da China dá suporte contínuo ao setor de metais ferrosos.
Se a demanda se recuperar mais fortemente do que o esperado entre o final de setembro e outubro, os preços do aço poderão ter ganhos adicionais, disse a corretora Galaxy Futures.
De acordo com dados da consultoria Mysteel, os estoques chineses dos principais produtos de aço carbono caíram 0,3% entre 12 e 18 de setembro em relação à semana anterior, para 4,18 milhões de toneladas.
A produção média diária de metal quente, um indicador da demanda de minério de ferro, atingiu 2,41 milhões de toneladas na semana até 19 de setembro, um aumento de 171.900 toneladas em relação ao ano anterior.
A utilização da capacidade do alto-forno aumentou 6,29 pontos percentuais em relação ao ano anterior, para 90,35%, de acordo com dados do site chinês de informações financeiras Hexun Futures.
- SAIBA MAIS: Receba uma carteira diversificada com recomendações de ativos para buscar gerar renda passiva apurada pela Empiricus Research; veja como
A produção de minério de ferro bruto do maior produtor da China cresceu 8,8% em relação ao ano anterior em agosto, atingindo 81,63 milhões de toneladas, enquanto a produção de aço bruto caiu pelo terceiro mês devido à baixa demanda, segundo dados do Escritório Nacional de Estatísticas.