Coronavírus

Minério de ferro resiste ao coronavírus e China amplia demanda no 1º bimestre

07 mar 2020, 23:16 - atualizado em 07 mar 2020, 23:16
China Minério de ferro
As taxas de utilização da capacidade nos altos-fornos das 247 principais usinas da China estavam em 73,78% na sexta-feira (Imagem: REUTERS/Stringer)

As importações chinesas de minério de ferro aumentaram 1,5% no primeiro bimestre em relação ao mesmo período do ano anterior, mostraram dados alfandegários neste sábado, apoiados pela forte demanda das siderúrgicas, embora o surto de coronavírus tenha interrompido o transporte de produtos.

Nos dois primeiros meses do ano, o principal produtor de aço do mundo trouxe 176,8 milhões de toneladas da matéria-prima siderúrgico, de acordo com os dados aduaneiros, em comparação com 174,3 milhões de toneladas no ano anterior.

O aumento nas importações ocorreu quando as siderúrgicas reabasteceram os estoques antes do feriado de Ano Novo Lunar da China, que começou em 24 de janeiro deste ano e foi estendido devido ao surto de coronavírus em todo o país.

O vírus paralisou o transporte e forçou as empresas a adiar a retomada de suas operações após o feriado, enquanto o governo tentava conter a propagação.

As siderúrgicas na China, pressionadas por altos estoques de produtos devido a uma suspensão em atividades, como a construção, reduziram sua produção, reduzindo também a necessidade de matérias-primas.

Mas analistas dizem que o ajuste nos planos de produção não deve ter um grande impacto na demanda de minério de ferro.

“As usinas reduziriam primeiro a entrada de sucata de aço em vez de minério de ferro, pois a primeira precisa de mais mão de obra para coletar e desmontar”, disse Tang Chuanlin, analista da CITIC Securities, antes da divulgação dos dados.

Tang também disse que as produtoras de aço podem reduzir suas compras de minério de maior teor devido a preocupações com lucros.

As taxas de utilização da capacidade nos altos-fornos das 247 principais usinas da China estavam em 73,78% na sexta-feira, mostraram dados da consultoria Mysteel.

A maior siderúrgica do país, Baowu Steel Group, disse que suas unidades de aço estão operando normalmente, incluindo a Wuhan Iron and Steel Co, localizada no epicentro do surto de vírus.

Os estoques de minério de ferro nos portos da China atingiram a máxima de três meses de 131,1 milhões de toneladas em 7 de fevereiro, mas recuaram novamente com a retomada das linhas de transporte, segundo dados da SteelHome.

A Administração Geral das Alfândegas informou no mês passado que combinaria dados preliminares de comércio para janeiro e fevereiro, em vez de liberar dados para meses individuais.

Os dados do início do ano na China geralmente são distorcidos pelo feriado do Ano Novo Lunar de uma semana, enquanto este ano a epidemia de coronavírus também interrompeu amplamente os negócios.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.