BusinessTimes

Minério de ferro sob pressão de alerta da BHP sobre aço na China

18 ago 2021, 7:20 - atualizado em 18 ago 2021, 7:21
Minério de Ferro
O minério de ferro negociado em Cingapura acumula queda de cerca de 30% desde a máxima em maio (Imagem: Pixabay)

O minério de ferro ampliou as perdas com um alerta da BHP, que vê probabilidade crescente de “cortes severos” da produção de aço da China este ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A perspectiva de produção de aço muito menor no segundo semestre “testa a resolução altista dos mercados de futuros”, escreveu a BHP em relatório sobre o cenário das commodities no site da empresa.

O minério de ferro negociado em Cingapura acumula queda de cerca de 30% desde a máxima em maio.

A indústria siderúrgica da China está sob pressão depois de prometer reduzir a produção este ano, uma meta que exige enormes cortes no segundo semestre para compensar a expansão da oferta no início de 2021.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A produção em julho caiu mais de 8% na comparação anual, segundo dados divulgados na segunda-feira.

Os contratos futuros em Cingapura caíam 3,5%, para US$ 152,7 a tonelada às 15h36 no horário local, e caminham para uma quinta baixa semanal. Na China, os futuros perderam 2,5%, fechando no menor nível desde novembro.

Embora a atenção dos investidores esteja muito focada nas restrições à produção da China no segundo semestre, as tendências de demanda do país também serão importantes.

O governo de Pequim está promovendo uma série de medidas para controlar o setor imobiliário, que responde por grande parte do uso de aço e tradicionalmente tem ajudado a impulsionar os preços do minério de ferro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“As autoridades estão claramente preocupadas com o excesso de investimento e o risco de crédito concentrado no setor imobiliário”, escreveu o Commonwealth Bank of Australia em nota por e-mail. E, mesmo que a China adote políticas mais pró-crescimento para combater a recente desaceleração, “há uma boa chance de que o setor imobiliário seja deixado de fora”.

Os futuros do aço em Xangai também tiveram uma sessão de perdas, com a bobina laminada a quente em baixa de 3,3% e o vergalhão com queda de 3,8%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
bloomberg@moneytimes.com.br
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar