Commodities

Minério de ferro sobe 1,3% na China por expectativa de demanda

17 abr 2020, 8:28 - atualizado em 17 abr 2020, 8:28
Minério de Ferro Mineração Commodities Exportações Comércio Portos
Os mercados estão começando a olhar para o que as perspectivas de médio e longo prazo podem ser, avaliam estrategistas de commodities (Imagem: Reuters/Stringer)

Os contratos futuros do minério de ferro de Dalian subiram nesta sexta-feira depois que a mineradora Rio Tinto disse que a demanda da China pela matéria-prima siderúrgica continua se recuperando, mas dados econômicos chineses sombrios mostrando o impacto do surto de coronavírus mantiveram o otimismo dos investidores sob controle.

O contrato de minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian, na China, subiu 1,3%, a 612 yuans (86,47 dólares) a tonelada, depois de avançar até 2,9% para uma máxima de oito meses no início da sessão.

A Rio Tinto, a maior produtora de minério de ferro do mundo, reportou produção mais forte do que o esperado no primeiro trimestre, mas manteve seu guidance anual.

A mineradora anglo-australiana disse que a demanda das siderúrgicas chinesas, particularmente pelo material de alta qualidade, era forte, apesar das medidas de contenção do coronavírus.

O minério de ferro de Dalian marcou sua segunda alta semanal consecutiva, apesar dos dados que mostram que a produção econômica da China no primeiro trimestre encolheu pela primeira vez em décadas.

“Os mercados estão começando a olhar para o que as perspectivas de médio e longo prazo podem ser, à medida que a pandemia está sob controle”, escreveram os estrategistas de commodities da ANZ em nota.

reuters@moneytimes.com.br