Minério de ferro

Minério sobe com retomada de produção em usinas chinesas

10 maio 2023, 9:02 - atualizado em 10 maio 2023, 9:02
China, Minério de ferro
Os futuros da matéria-prima do aço, que caíram cerca de 20% nos últimos dois meses com a incerteza sobre a recuperação econômica na China, subiram até 3,1% em Singapura nesta quarta-feira, para US$ 105,15 a tonelada (Imagem: REUTERS/Stringer)

O Minério de ferro ensaiou uma recuperação, com a retomada da produção em algumas usinas siderúrgicas chinesas, um sinal positivo para a demanda em uma época do ano que normalmente representa a alta temporada de construção do país.

Os futuros da matéria-prima do aço, que caíram cerca de 20% nos últimos dois meses com a incerteza sobre a recuperação econômica na China, subiram até 3,1% em Singapura nesta quarta-feira, para US$ 105,15 a tonelada.

A atividade de construção na China ainda não decolou como se esperava, enquanto preocupações com desaceleração econômica nos EUA e outros países desenvolvidos ameaçam as perspectiva para as exportações do país asiático.

  • Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Mas a cotação do minério de ferro recebeu um impulso com a informação de que seis usinas na província de Shanxi reiniciarão produção, segundo relatório da Mysteel. Uma melhora na demanda seria bem-vinda depois que as importações chinesas da matéria-prima caíram para uma mínima de 10 meses em abril, puxando os preços para baixo na terça-feira.

O mercado agora espera que a produção de aço aumente, disse Chen Wenguang, analista do Lange Steel Information Research Center, com sede em Pequim.

Mais suporte pode vir de uma possível reposição de estoques de minério de ferro no curto prazo, de acordo com a Minmetals Futures.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.