AgroTimes

Ministério da Agricultura diz que mais 7 países retiram restrições de exportação à carne de aves do Brasil

04 jul 2025, 4:42 - atualizado em 04 jul 2025, 3:21
frango brasil
Mais sete países retiraram restrições a importação de carne de frango brasileira (Imagem: REUTERS/Lucas Jackson)

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou nesta quinta-feira que mais sete países retiraram as restrições de exportação à carne de aves brasileira impostas após o registro de caso de gripe aviária no Rio Grande do Sul em maio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em comunicado, o ministério disse que os países são Argentina, Cuba, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, Índia, Mauritânia e Uruguai.

  • SAIBA MAIS: Fique por dentro dos melhores conteúdos do Money Times sem pagar nada por isso; veja como

No mês passado, o Brasil se declarou livre do vírus da gripe aviária após nenhum novo surto da doença ter sido detectado em granjas comerciais de aves desde o primeiro caso.

Na ocasião, o país informou oficialmente à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), que posteriormente ratificou o status, o fim do chamado vazio sanitário, conforme previsto nos protocolos internacionais.

“Seguimos todos os protocolos, contivemos o foco e agora avançamos com responsabilidade para uma retomada gradativa do comércio exterior, mostrando a força do serviço sanitário brasileiro”, afirmou o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, em nota.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após notificar os países que impuseram restrições temporárias às exportações brasileiras de produtos avícolas, com o objetivo de restabelecer o comércio internacional, o Brasil viu várias das barreiras caírem.

Em 24 de junho, 17 países anunciaram o fim das restrições comerciais, entre eles o Japão, o terceiro maior comprador de carne de frango do Brasil.

Com informações Reuters

Compartilhar

fernando.antunes.ext@moneytimes.com.br