Política

Ministra Cármen Lúcia assume presidência do TSE; entenda as mudanças

07 maio 2024, 16:27 - atualizado em 07 maio 2024, 16:27
tse
Ministra Cármen Lúcia assume a presidência do TSE (Imagem: Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) elegeu a ministra Cármen Lúcia como sua próxima presidente, nesta terça (7). Após dois anos sob o comando de Alexandre de Moraes, esta será a segunda vez que a magistrada ocupará a presidência da Corte eleitoral.

Atualmente, Lúcia é vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e ficará no comando do TSE até agosto de 2026. Por tradição, o tribunal é presidido pelo ministro mais antigo na casa, tendo a eleição de forma simbólica nesta terça (7).

Com isso, a eleição terá uso de urnas eletrônicas e contará como candidato o ministro Nunes Marques, que atuará como vice-presidente da Corte. O ministro André Mendonça, que hoje atua como membro substituto, tomará posse da vaga que vai abrir após a saída de Moraes.

Dentre as medidas de Cármen Lúcia como presidente do TSE, a expectativa é que ela mantenha o foco no combate às fake news e na regulamentação nas plataformas sociais. De acordo com interlocutores da Corte para O Globo, a ministra tem o projeto de seguir avançando com as normas implementadas pelo tribunal para deter a propagação de informações falsas.

Além disso, em fevereiro deste ano, Cármen publicou resoluções com regras para as eleições deste ano, estabelecendo uma regulação para o uso de inteligência artificial. O TSE também aprovou pontos que ampliam a responsabilização das redes.

Apesar disso, a troca no comando do TSE está sendo feita de forma gradual, e já deixa claro um novo turno na presidência. Em 2012, Cármen Lúcia presidia a Corte e foi a primeira mulher a conduzir uma eleição nacional.

Quem são os membros do TSE?

O tribunal é composto por sete ministros, sendo três integrantes do STF, dois ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois juristas advindos da advocacia. Atualmente, os membros efetivos do TSE são:

  • Alexandre de Moraes (Presidente) – STF;
  • Cármen Lúcia Antunes Rocha (vice-presidente) – STF;
  • Kassio Nunes Marques – STF;
  • Raul Araújo Filho – STJ;
  • Maria Isabel Rodrigues – STJ;
  • André Ramos Tavares – Júri;
  • Floriano Peixoto de Azevedo Marques Neto – Júri.

Estagiária de Redação
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
Linkedin
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.