Economia

Ministra da Gestão diz que taxa de juros elevada afeta empresas e famílias

23 fev 2023, 11:40 - atualizado em 23 fev 2023, 12:04
taxa de juros
Em entrevista ao UOL, Dweck disse em resposta a uma pergunta sobre os recentes ataques de Lula ao patamar da taxa Selic, atualmente em 13,75%, que o presidente está “muito preocupado” com a retomada do crescimento do país (Imagem: Pixabay/joelfotos)

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, disse nesta quinta-feira que o patamar elevado da taxa de juros do Brasil afeta os custos de financiamento para empresas e famílias, fala que veio após várias autoridades do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticarem a condução da política monetária pelo Banco Central.

Em entrevista ao UOL, Dweck disse em resposta a uma pergunta sobre os recentes ataques de Lula ao patamar da taxa Selic, atualmente em 13,75%, que o presidente está “muito preocupado” com a retomada do crescimento do país.

“Os juros básicos altos acabam afetando também os juros na ponta, tanto para as empresas, mas até para as famílias”, disse a ministra.

Entre para o Telegram do Money Times!

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

“Isso acaba impedindo que eles possam então pegar os empréstimos para fazer os investimentos necessários para a economia continuar crescendo.”

Em relação ao cenário fiscal, Dweck disse que a ideia do governo não é gastar muito para estimular o crescimento econômico, mas sim gastar corretamente, comentário que veio em meio a preocupações persistentes do mercado financeiro com a responsabilidade fiscal do governo na conduta das contas públicas.

Na semana passada, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que anunciará em março a proposta de um novo arcabouço fiscal para o país.

(Atualizada às 12:04)

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.