Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Fast

Ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte é substituído, diz NK News

18/01/2020 - 17:15
Ministro de Relações Exteriores da Coreia do Norte, Ri Yong Ho
O substituto ainda não foi identificado, mas Pyongyang deve revelá-lo por volta da próxima quinta-feira (Imagem: Fred Dufour/Pool via REUTERS)

O ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Ri Yong, foi substituído, informou a NK News, baseada em Seul, neste sábado.

O substituto de Ri ainda não foi identificado, mas Pyongyang deve revelá-lo por volta da próxima quinta-feira,  afirmou a reportagem, citando fontes anônimas.

O ministério da Unificação da Coreia do Sul, que lida com assuntos relacionados à Coreia do Norte, afirmou que qualquer mudança no status de Ri deveria ser avaliada cautelosamente.

Nascido em 1956, Ri é filho de Ri Myong Je, ex-vice-diretor do Departamento de Organização e Orientação (OGD, sigla em inglês), órgão dentro do Partido dos Trabalhadores que supervisiona a nomeação de posições administrativas dentro do Estado, segundo o ministério da unificação da Coreia do Sul.

Seu pai também foi editor da Agência de Notícias da Coreia Central (KCNA), veículo estatal que publica a propaganda de Pyongyang por meio de comunicados.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Fluente em inglês, aluno da importante Universidade de Línguas Estrangeiras de Pyongyang, Ri ocupou uma série de postos de alto nível ao longo dos anos, lidando com o Ocidente.

Entre 2003 e 2007, ele foi o embaixador da Coreia do Norte em Londres e serviu como vice-ministro das Relações Exteriores, representando a Coreia do Norte em discussões entre seis partes sobre o programa nuclear norte-coreano.

Ri não compareceu à reunião anual de líderes mundiais nas Nações Unidas, em setembro. Ele participou dessa reunião em Nova York três anos, entre 2016 e 2018.

Última atualização por Rafael Borges - 18/01/2020 - 17:17