Petróleo

Ministro de Energia dos Emirados Árabes Unidos diz que Opep+ não é organização política

28 mar 2022, 16:11 - atualizado em 28 mar 2022, 16:11
Suhail bin Mohammed al-Mazroui
“O critério é o equilíbrio entre oferta e demanda. Há necessidade e temos capacidade?” (Imagem: REUTERS/Waleed Ali)

O ministro de Energia dos Emirados Árabes Unidos disse nesta segunda-feira que a aliança de produtores de petróleo da Opep+ não é uma organização política e que sua missão é manter um mercado equilibrado.

“Não é possível discutir questões políticas nesta organização”, disse o ministro Suhail al-Mazroui à Asharq Business TV. “Ninguém ouviu quando dissemos que eram necessários mais investimentos em petróleo e gás. O aumento da produção só será feito de forma comedida e por consenso entre os membros.”

Mais cedo na segunda-feira, várias fontes próximas à Opep+ disseram à Reuters que o grupo provavelmente manterá seus planos de um aumento modesto em sua produção de petróleo em maio, apesar do aumento nos preços devido à crise na Ucrânia e de pedidos de consumidores por mais oferta.

Os produtores não ficaram satisfeitos com os preços mais altos da energia, disse al-Mazroui, mas o grupo, formado pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e outros produtores, incluindo a Rússia, não pode suprir em excesso o mercado.

“O critério é o equilíbrio entre oferta e demanda. Há necessidade e temos capacidade?” ele disse.

reuters@moneytimes.com.br