Impostos

Ministro do STF mantém decreto de Bolsonaro e postos são obrigados a exibir impostos

02 set 2022, 16:02 - atualizado em 02 set 2022, 16:02
Posto de combustível combustíveis gasolina álcool etanol
(Imagem: Divulgação/Agência de Notícias do Paraná)

Nesta sexta-feira (2), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski decidiu arquivar ação que questionava decreto obrigando os postos de combustíveis a exibir e informar os valores de tributos aplicados aos produtos vendidos em painel fixado em local visível.

Segundo o ministro, por se tratar de uma norma regulamentar, o decreto deve ser objeto de análise de legalidade, e não de constitucionalidade como foi proposto na ação.

“O dispositivo questionado é de caráter regulamentar, uma vez que estabelece a forma específica de divulgação de informações relativas aos tributos incidentes sobre a revenda de combustíveis automotores. Dessa forma, normas de caráter regulamentar ou secundárias, caso ultrapassem o que a lei regulamentada determina, devem ser objeto de análises de legalidade, e não de constitucionalidade”, disse.

A ação foi apresentada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) que alegava que, essa informação deve constar dos documentos fiscais emitidos nas vendas ao consumidor e que pode ser apresentada em painel afixado no estabelecimento.

“Ademais, no caso dos autos, não há falar em extrapolação do poder conferido ao Executivo para regulamentar disposições de leis federais, pois tal atribuição está prevista na Constituição Federal”, disse o ministro.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Editor
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.