Agronegócio

Moagem de cana do CS salta na 1ª quinzena; produção de etanol tem recorde

23 ago 2019, 13:52 - atualizado em 23 ago 2019, 13:52
A União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) informou nesta sexta-feira que a produção de etanol alcançou 2,39 bilhões de litros nos 15 primeiros dias de agosto, alta de 20,63% (Imagem: REUTERS/Amit Dave)

A moagem de cana do centro-sul do Brasil na primeira quinzena de agosto somou 42,5 milhões de toneladas, alta de 26,26% ante o mesmo período do ano passado, o que permitiu que a produção de etanol hidratado batesse um recorde para o período, uma vez que também continua elevada a destinação da matéria-prima para o biocombustível em detrimento do açúcar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) informou nesta sexta-feira que a produção de etanol alcançou 2,39 bilhões de litros nos 15 primeiros dias de agosto, alta de 20,63% quando comparado ao mesmo período de 2018.

Deste volume, 1,66 bilhão de litros é de etanol hidratado, o concorrente da gasolina, e o restante, 730,43 milhões de litros, ao etanol anidro, misturado ao combustível fóssil no Brasil.

“Este é um novo recorde da produção de hidratado para uma primeira quinzena de agosto, superando, inclusive, volumes produzidos no pico de safras passadas”, disse o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, em nota.

Já produção de açúcar do centro-sul na primeira quinzena de agosto também foi forte, atingindo 2,1 milhões de toneladas, alta de 24,27% ante o mesmo período do ano passado, apesar de a principal região sucroenergética do mundo estar destinando somente pouco mais de 35% da cana para a fabricação do adoçante.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Esse recorde (do etanol) reflete em uma baixa proporção de matéria-prima direcionada à fabricação de açúcar”, notou a Unica, destacando que menor a produção do adoçante refletirá em exportações menores da commodity.

Para a entidade, o etanol é mais remunerador que o açúcar e continua atraindo consumidores, com o setor registrando vendas de 86,31 milhões de litros (por dia útil) na primeira parte agosto, praticamente igual aos 86,42 milhões de litros/dia apurados na metade final de julho.

Acumulado da safra

Com a forte moagem na primeira parte de agosto –ainda que tenha ficado quase 2 milhões de toneladas abaixo da expectativa da pesquisa da S&P Global Platts, o total acumulado na safra 2019/20 igualou o processamento registrado no mesmo período do ciclo passado.

A moagem de cana atingiu 350,3 milhões de toneladas no acumulado da safra até a primeira quinzena, apesar de no Estado de São Paulo, principal Estado produtor do centro-sul, ainda existir uma queda de 2,5%, para 204,3 milhões de toneladas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desde o início do atual ciclo até a primeira quinzena de agosto, a produção acumulada de etanol somou 17,87 bilhões de litros (-1,39% ante o mesmo período do ano passado), sendo 5,52 bilhões de litros de anidro (-0,89%) e 12,35 bilhões de litros de hidratado (-1,62%).

No caso do açúcar, a quantidade fabricada alcançou 15,45 milhões de toneladas, 6,34% abaixo do valor observado em igual período de 2018.

“Com cerca de 60% da safra concluída, não observamos uma intensificação na fabricação de açúcar”, comentou Padua.

“Até o momento, a retração atinge 1,05 milhão de toneladas e indica que novamente o Brasil reduzirá a oferta de açúcar destinada para exportação, mas sem comprometer seu fornecimento ao mercado doméstico.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em termos de kg de açúcar fabricados por tonelada de matéria-prima processada, esse índice totalizou 44,13 kg por tonelada até 16 de agosto, uma retração importante sobre os 47,13 kg apurados até a mesma data de 2018.

A quantidade de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) na região centro-sul diminuiu de 136,23 kg por tonelada em 2018 para 130,89 kg no acumulado do ciclo 2019/2020.

Em relação à produtividade agrícola, dados apurados pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) apontam que o rendimento médio da área colhida de abril a julho totalizou 83,22 toneladas de cana-de-açúcar por hectare, aumento anual de 2,90%.

“Apesar desse crescimento na produtividade agrícola acumulada, a retração na qualidade da matéria-prima impacta bastante a quantidade total de ATR disponível para conversão em açúcar e etanol”, explicou o diretor da Unica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar