Carros elétricos

Montadoras devem aumentar a produção de carros híbridos; entenda

17 mar 2024, 9:00 - atualizado em 15 mar 2024, 18:50
(Imagem: Pexels/Canva Pro)

Após a queda na compra de veículos elétricos nos Estados Unidos, e, em contrapartida, o aumento nas vendas de carros híbridos, montadoras apostam em demanda duradoura de consumidores pelo meio termo entre carros totalmente elétricos e totalmente a combustão.

De acordo com Morgan Stanley, a venda de veículos híbridos cresceram em cinco vezes nos EUA. Com isso, montadoras e fornecedores estão elevando a capacidade de fabricação destes automóveis.

Segundo analistas do setor automotivo, a General Motors e outras montadoras planejavam eliminar a produção das frotas totalmente elétricas. Porém, com o aumento na demanda pela tecnologia, as empresas focarão nos veículos híbridos.

“O carro mais ‘badalado’ em nosso estacionamento no momento é o Maverick híbrido”, disse Scott Simmers, gerente geral da Palm Springs Motors em Cathedral City, Califórnia. As vendas do Maverick impulsionaram quase 37% as vendas da Ford Motor.

“Tivemos que nos apressar para aumentar a capacidade do Maverick”, afirmou à Reuters Jim Baumbick, vice-presidente de desenvolvimento de produtos da Ford. “Adicionamos um terceiro turno inteiro para responder à demanda.”

A política por trás

Essa mudança no setor, em direção aos híbridos conflita com políticas climáticas do presidente Joe Biden e de grupos ambientais, que querem o fim dos motores de combustão interna, emissores de CO2.

Ainda este mês, a Casa Branca deve emitir padrões de emissões de CO2 para veículos, como forma de incentivo aos fabricantes aumentarem a parcela de carros elétricos.

Contudo, com as eleições presidenciais dos EUA, em novembro deste ano, arriscando os subsídios para veículos elétricos e as normas de emissão da Casa Branca. Para as montadoras, a produção de carros híbridos é um caminho mais lucrativo para reduzir as emissões de CO2.

“Embora a perspectiva de veículos elétricos tenha sido reduzida em cerca de um milhão de unidades no último ano, os modelos híbridos aumentaram aproximadamente o mesmo volume”, disse o vice-presidente da AFS, Sam Fiorani, à Reuters.

*Com informações da Reuters.

Estagiária de Redação
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
Linkedin
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.