Carros elétricos

Montadoras devem aumentar a produção de carros híbridos; entenda

17 mar 2024, 9:00 - atualizado em 15 mar 2024, 18:50
(Imagem: Pexels/Canva Pro)

Após a queda na compra de veículos elétricos nos Estados Unidos, e, em contrapartida, o aumento nas vendas de carros híbridos, montadoras apostam em demanda duradoura de consumidores pelo meio termo entre carros totalmente elétricos e totalmente a combustão.

De acordo com Morgan Stanley, a venda de veículos híbridos cresceram em cinco vezes nos EUA. Com isso, montadoras e fornecedores estão elevando a capacidade de fabricação destes automóveis.

Segundo analistas do setor automotivo, a General Motors e outras montadoras planejavam eliminar a produção das frotas totalmente elétricas. Porém, com o aumento na demanda pela tecnologia, as empresas focarão nos veículos híbridos.

“O carro mais ‘badalado’ em nosso estacionamento no momento é o Maverick híbrido”, disse Scott Simmers, gerente geral da Palm Springs Motors em Cathedral City, Califórnia. As vendas do Maverick impulsionaram quase 37% as vendas da Ford Motor.

“Tivemos que nos apressar para aumentar a capacidade do Maverick”, afirmou à Reuters Jim Baumbick, vice-presidente de desenvolvimento de produtos da Ford. “Adicionamos um terceiro turno inteiro para responder à demanda.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A política por trás

Essa mudança no setor, em direção aos híbridos conflita com políticas climáticas do presidente Joe Biden e de grupos ambientais, que querem o fim dos motores de combustão interna, emissores de CO2.

Ainda este mês, a Casa Branca deve emitir padrões de emissões de CO2 para veículos, como forma de incentivo aos fabricantes aumentarem a parcela de carros elétricos.

Contudo, com as eleições presidenciais dos EUA, em novembro deste ano, arriscando os subsídios para veículos elétricos e as normas de emissão da Casa Branca. Para as montadoras, a produção de carros híbridos é um caminho mais lucrativo para reduzir as emissões de CO2.

“Embora a perspectiva de veículos elétricos tenha sido reduzida em cerca de um milhão de unidades no último ano, os modelos híbridos aumentaram aproximadamente o mesmo volume”, disse o vice-presidente da AFS, Sam Fiorani, à Reuters.

*Com informações da Reuters.

Estagiária de Redação
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
marcela.malafaia@moneytimes.com.br
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.