Justiça

Moraes determina soltura de ex-ministro Anderson Torres, preso após 8 de janeiro

11 maio 2023, 18:46 - atualizado em 11 maio 2023, 18:46
Anderson Torres
Torres foi preso em janeiro no âmbito da investigação do Supremo por supostamente se envolver na tentativa de golpe de Estado ocorrido na ocasião contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quinta-feira revogar a prisão preventiva a que Anderson Torres, ex-ministro da Justiça do governo Jair Bolsonaro e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, estava submetido por ter atuado de forma considerada omissa nos episódios que levaram aos ataques violentos às sedes dos Poderes em 8 de janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Torres foi preso em janeiro no âmbito da investigação do Supremo por supostamente se envolver na tentativa de golpe de Estado ocorrido na ocasião contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“No presente momento da investigação criminal, as razões para a manutenção da medida cautelar extrema em relação a Anderson Gustavo Torres cessaram, pois a necessária compatibilização entre a Justiça Penal e o direito de liberdade demonstra que a eficácia da prisão preventiva já alcançou sua finalidade, com a efetiva realização de novas diligências policiais, que encontravam-se pendentes”, disse Moraes em sua decisão.

O ministro do STF determinou impôs uma série de medidas cautelares contra Torres, como o uso de tornozeleira eletrônica, afastamento do cargo de delegado da Polícia Federal e suspensão imediata de porte de armas de fogo, assim como o cancelamento de todos os passaportes emitidos em nome dele.

Durante uma busca e apreensão realizada na casa de Torres em janeiro a PF encontrou um documento que ficou conhecido como “minuta do golpe”. O texto de um projeto de decreto tinha como objetivo estabelecer condições para a reversão da vitória eleitoral de Lula ao instituir um Estado de Defesa na sede do TSE, indicativo de que poderia haver um golpe de Estado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A defesa do ex-ministro havia pedidi uma série de habeas corpus para soltá-lo com o argumento de que Torres estaria enfrentando problemas de saúde mental, mas todos foram rejeitados anteriormente.

“Recebemos com serenidade e respeito a decisão do ministro Alexandre de Moraes de conceder liberdade ao dr. Anderson Torres… A defesa reitera sua confiança na Justiça e seu respeito irrestrito ao Supremo Tribunal Federal. O maior interessado na apuração célere dos fatos é o próprio Anderson Torres”, disse o advogado Eumar Novacki em nota após a decisão de Moraes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar