AgroTimes

Mosaic aponta queda acentuada da demanda no 4º trimestre de 2025

19 jan 2026, 15:46 - atualizado em 19 jan 2026, 15:48
itaú bba mosaic agricultura sustentável
(iStocl.com/SementsovaLesia)

A empresa de fertilizantes Mosaic, dos Estados Unidos, informou, na sexta-feira (16), que a demanda na América do Norte recuou de forma bem mais intensa do que o normal no quarto trimestre de 2025. Em comunicado, a companhia disse que essa queda refletiu a pressão sobre a renda dos produtores e a chegada antecipada do inverno, que reduziu a janela de aplicação no campo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As condições foram especialmente adversas para os fosfatados, que ficaram menos acessíveis em comparação ao potássio, disse a Mosaic.

Segundo estimativas da companhia, os embarques de fosfato na região caíram cerca de 20% em relação a igual período do ano anterior. A demanda por potássio também foi afetada, porém de maneira mais moderada.

Esse ambiente prejudicou de forma significativa o desempenho da empresa no trimestre. As vendas de fosfato somaram aproximadamente 1,3 milhão de toneladas e as de potássio, cerca de 2,2 milhões de toneladas. Em igual período de 2024, essas vendas foram de 1,6 milhão e 2,2 milhões de toneladas, respectivamente.

Para enfrentar a demanda mais fraca, a Mosaic ajustou seu plano de produção de fosfatados e o mix de produtos, redirecionando volumes para mercados mais aquecidos e mantendo a produção em nível semelhante ao do trimestre anterior. Mesmo assim, o fluxo de caixa foi pressionado por menores vendas e pelo aumento dos estoques, disse a empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a Mosaic, o mercado de fertilizantes no Brasil também se deteriorou no quarto trimestre, com restrições de crédito mais severas e maior competição entre fornecedores. Essa maior competição foi motivada em grande parte pela entrada de produtos da China, o que reduziu margens e demanda. Os volumes de vendas da Mosaic Fertilizantes ficaram bem abaixo das expectativas, afirmou a companhia.

Apesar do quarto trimestre particularmente fraco, a companhia avalia que o cenário em 2026 tende a ser mais favorável. Segundo a Mosaic, produtores deverão repor nutrientes retirados por uma safra robusta no ano passado, e programas de apoio governamental devem estimular as aplicações na primavera norte-americana.

Além disso, “as expectativas atuais do setor indicam que os embarques globais de fosfato e potássio poderão atingir níveis recordes em 2026”.

No Brasil, embora as limitações de crédito persistam, a expansão da área plantada e bons rendimentos agrícolas devem impulsionar a demanda por fertilizantes em 2026, segundo a companhia. A Mosaic destacou ainda que o forte ingresso de fosfatados chineses observado recentemente dificilmente se repetirá, diante das novas restrições às exportações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Conteúdo elaborado com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?

Editoria do Money Times traz tudo o que é mais importante para o setor de forma 100% gratuita

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar