Mosaic inaugura nova planta no Tocantins com investimento de R$ 400 milhões

A Mosaic, uma das maiores produtoras de fertilizantes do mundo, inaugura nesta quarta-feira (16) uma nova unidade de mistura, armazenagem e distribuição no município de Palmeirante, Tocantins.
A companhia americana investiu R$ 400 milhões no projeto, com o objetivo de fortalecer a presença na região do Matopiba — que abrange Piauí, Maranhão, Tocantins e Bahia. Com a nova fábrica, a Mosaic amplia o atendimento até o Vale do Araguaia e norte de Goiás.
- LEIA TAMBÉM: De ações brasileiras a fundos imobiliários, conheça os ativos favoritos de mais de 20 bancos e corretoras em uma curadoria gratuita do Money Times
Localizada no Terminal Integrador de Palmeirante (TIPA), a fábrica conta com infraestrutura integrada a linhas ferroviárias da VLI Logística, fazendo uma conexão direta ao porto de Itaqui, no Maranhão.
“A inauguração desta unidade é um passo fundamental para o desenvolvimento econômico do Tocantins e para o fortalecimento do agronegócio brasileiro”, diz Eduardo Monteiro, country manager da Mosaic no Brasil.
A companhia promove nesta quarta uma cerimônia de inauguração com a presença de autoridades locais, como o Governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos) e o prefeito de Palmeirante, Raimundo Brandão (Republicanos).
Capacidade ampliada no Tocantins
No primeiro ano de funcionamento, a unidade produzirá 500 mil toneladas de fertilizantes, com capacidade de chegar a um milhão de toneladas anuais.
Com esta inauguração espera-se que o estado de Tocantins, maior produtor de soja da região Norte do Brasil, amplie a sua produção anual de 5 para 7 milhões de toneladas, aproximadamente, o que representa crescimento de mais de 30%.
A expectativa é de que o volume de entregas de fertilizantes nessa macrorregião ultrapasse 9 milhões de toneladas por ano a partir de 2025.
- VEJA MAIS: Receba semanalmente as principais recomendações do BTG Pactual de forma gratuita, como cortesia do Money Times
Além da infraestrutura operacional, a utilização da ferrovia para 90% do transporte reduzirá a circulação de 27 mil caminhões por ano, minimizando impactos ambientais e gerando uma vantagem competitiva em relação à redução de custos de frete.
Segundo a Mosaic, a Unidade de Palmeirante será a primeira planta da companhia a receber um sistema de ensaque totalmente automático de Big Bags.
O projeto automatiza o processo de enchimento, amostragem e lacre das embalagens, eliminando a necessidade de intervenção manual e aumentando significativamente a segurança e a eficiência operacional. A tecnologia deverá ser expandida para todas as operações da empresa.
“A escolha de Palmeirante como a primeira a receber a inovação reflete critérios estratégicos ligados à segurança de nossas pessoas, à modernização e ao potencial logístico da unidade”, afirma Elias Lima, vice-presidente de Operações da Mosaic no Brasil.
A Mosaic entrega cerca de 27,2 milhões de toneladas de fertilizantes ao ano para 40 países, sendo uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados. No Brasil, a companhia está presente em mais de dez estados.