AgroTimes

Mosaic inaugura nova planta no Tocantins com investimento de R$ 400 milhões

16 jul 2025, 10:51 - atualizado em 16 jul 2025, 10:51
Mosaic-fertilizantes-tocantins
(Foto: Rafael F. Fotografia)

A Mosaic, uma das maiores produtoras de fertilizantes do mundo, inaugura nesta quarta-feira (16) uma nova unidade de mistura, armazenagem e distribuição no município de Palmeirante, Tocantins.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A companhia americana investiu R$ 400 milhões no projeto, com o objetivo de fortalecer a presença na região do Matopiba — que abrange PiauíMaranhãoTocantins e Bahia. Com a nova fábrica, a Mosaic amplia o atendimento até o Vale do Araguaia e norte de Goiás.

Localizada no Terminal Integrador de Palmeirante (TIPA), a fábrica conta com infraestrutura integrada a linhas ferroviárias da VLI Logística, fazendo uma conexão direta ao porto de Itaqui, no Maranhão.

“A inauguração desta unidade é um passo fundamental para o desenvolvimento econômico do Tocantins e para o fortalecimento do agronegócio brasileiro”, diz Eduardo Monteiro, country manager da Mosaic no Brasil.

A companhia promove nesta quarta uma cerimônia de inauguração com a presença de autoridades locais, como o Governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos) e o prefeito de Palmeirante, Raimundo Brandão (Republicanos).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Capacidade ampliada no Tocantins

No primeiro ano de funcionamento, a unidade produzirá 500 mil toneladas de fertilizantes, com capacidade de chegar a um milhão de toneladas anuais.

Com esta inauguração espera-se que o estado de Tocantins, maior produtor de soja da região Norte do Brasil, amplie a sua produção anual de 5 para 7 milhões de toneladas, aproximadamente, o que representa crescimento de mais de 30%.

A expectativa é de que o volume de entregas de fertilizantes nessa macrorregião ultrapasse 9 milhões de toneladas por ano a partir de 2025.

Além da infraestrutura operacional, a utilização da ferrovia para 90% do transporte reduzirá a circulação de 27 mil caminhões por ano, minimizando impactos ambientais e gerando uma vantagem competitiva em relação à redução de custos de frete.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a Mosaic, a Unidade de Palmeirante será a primeira planta da companhia a receber um sistema de ensaque totalmente automático de Big Bags.

O projeto automatiza o processo de enchimento, amostragem e lacre das embalagens, eliminando a necessidade de intervenção manual e aumentando significativamente a segurança e a eficiência operacional. A tecnologia deverá ser expandida para todas as operações da empresa.

“A escolha de Palmeirante como a primeira a receber a inovação reflete critérios estratégicos ligados à segurança de nossas pessoas, à modernização e ao potencial logístico da unidade”, afirma Elias Lima, vice-presidente de Operações da Mosaic no Brasil.

A Mosaic entrega cerca de 27,2 milhões de toneladas de fertilizantes ao ano para 40 países, sendo uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados. No Brasil, a companhia está presente em mais de dez estados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
gustavo.silva@moneytimes.com.br
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?

Editoria do Money Times traz tudo o que é mais importante para o setor de forma 100% gratuita

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar