Política

Motta rejeita crise com governo após impasse sobre IOF e defende cortes que não afetem mais pobres

04 jul 2025, 16:13 - atualizado em 04 jul 2025, 16:13
Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, em Brasília 242025 REUTERSUeslei Marcelino
(Imagem: REUTERS/Ueslei Marcelino)

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), rejeitou nesta sexta-feira (4) em entrevista à CNN Brasil a possibilidade de rompimento do Congresso com o governo por causa do impasse envolvendo o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), ao mesmo tempo que defendeu cortes de gastos que não prejudiquem as pessoas mais pobres.

Na entrevista, o presidente da Câmara disse que a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu os decretos do governo sobre o IOF, assim como o decreto legislativo que sustou os efeitos da medida do Executivo, além de convocar uma audiência de conciliação sobre o tema, permitirá que as partes dialoguem e cheguem a uma solução.

“Discordar neste ponto do IOF não representa um rompimento com o governo, não representa um rompimento com a equipe econômica. É apenas uma decisão do Parlamento, do Congresso Nacional em não concordar com mais aumentos de impostos. É isso que nós deixamos claro”, disse.

  • LEIA MAIS: Itaú BBA, BB Investimentos, Safra, BTG Pactual e outros bancos selecionaram os ativos mais promissores para ter em carteira – veja quais são

Motta sinalizou ainda abertura para apoiar medidas que aumentem a tributação sobre as pessoas que ganham mais no Brasil, assim como uma revisão de isenções fiscais existentes no país.

O presidente da Câmara disse ainda que a proposta do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de isentar de Imposto de Renda pessoas que ganham até R$ 5 mil será aprovada. De acordo com Motta, juntamente com outras matérias que passaram pelo Congresso, essa aprovação será mais uma prova de que o Legislativo não é contra os pobres.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar