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Moura Dubeux (MDNE3): S&P eleva rating de olho na disciplina financeira durante expansão

08 out 2025, 8:49 - atualizado em 08 out 2025, 8:49
Moura Dubeux resultados 4T23 construtora incorporadora
A agência classificadora de riscos S&P Global elevou o rating da Moura Dubeux (Foto: Flávya Pereira/Money Times)

A agência classificadora de risco S&P Global elevou o rating (classificação) da Moura Dubeux (MDNE3) de ‘brAA-‘ para ‘brAA’, com perspectiva estável, tendo em vista a manutenção das métricas de crédito da incorporadora frente ao aumento de escala. A alteração melhora a percepção de crédito da companhia diante do mercado.

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A expectativa da S&P é de que a Moura Dubeux continue apresentando aumento gradual no Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) para em torno de R$ 480 milhões em 2025 e ultrapasse R$ 540 milhões em 2026.

“Esse crescimento está alinhado à expansão da escala operacional da empresa nos últimos anos e, principalmente, à nossa expectativa de que o Valor Geral de Vendas (VGV) dos lançamentos alcance R$ 4,0 bilhões-R$ 4,5 bilhões a partir de 2025”, dizem os analistas.

Com esse crescimento, a avaliação é de que a companhia irá manter sólidos indicadores operacionais e
de crédito. A S&P vê a entrega de disciplina financeira durante a expansão das operações.

“A perspectiva estável reflete nossa visão de que a Moura Dubeux continuará apresentando crescimento consistente de lançamentos e vendas, preservando eficiência operacional e uma estrutura de capital conservadora, com baixo endividamento”, diz a S&P.

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Com o aumento das obras em andamento, há estimativa para uma queima de caixa operacional de aproximadamente R$ 185 milhões em 2025. No entanto, à medida que a empresa estabiliza o VGV (valor geral de vendas) de lançamentos, uma geração de caixa positiva deve ocorrer a partir de 2026.

Prévia operacional da Moura Dubeux

No final de setembro, a incorporadora registrou R$ 1,1 bilhão em vendas líquidas referentes ao terceiro trimestre deste ano, crescimento de 6% ante o mesmo período do ano passado, segundo a prévia operacional.

Os lançamentos do período somaram R$ 1,3 bilhão, aumento de 21,9% ano a ano, sendo três deles do segmento beach class da empresa, um de alto padrão e um comercial. Entre julho e setembro de 2024, haviam sido quatro lançamentos.

As vendas sobre oferta (VSO) líquidas do grupo, um indicador da velocidade das vendas, caiu 6,3 pontos percentuais no terceiro trimestre, para uma taxa de 25,6%. Nos últimos doze meses, essa linha subiu 0,3 ponto percentual, para 53,1%.

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Também no último mês, a Moura Dubeux anunciou um acordo com Direcional Engenharia (DIRR3) para avaliar, em conjunto, potenciais oportunidades de investimentos residenciais no Nordeste.

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Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas, com foco em varejo e setor aéreo.
lorena.matos@moneytimes.com.br
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Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas, com foco em varejo e setor aéreo.
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