Varejo

Movimento do Comércio cresce 1,4% em agosto, aponta Boa Vista

16 set 2019, 16:06 - atualizado em 16 set 2019, 16:06
Em agosto, todos os segmentos analisados tiveram alta, com maior destaque para Móveis e Eletrodomésticos, que cresceu 1,9% descontados os efeitos sazonais (Imagem: Arquivo/Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

As vendas no varejo cresceram 1,4% em agosto ante a queda de 0,7% de julho, de acordo com o Indicador Movimento do Comércio, medido pela Boa Vista. Na comparação interanual (agosto de 2019 e agosto de 2018), a alta foi de 1,2%. No acumulado dos últimos 12 meses, o indicador subiu 1,3%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para a Boa Vista, a aceleração das concessões de crédito com recursos livres aos consumidores está por trás do crescimento do movimento do comércio no mês passado. Apesar disso, o mercado de trabalho continua fragilizado.

“A renda cresce pouco, o que tem resultado em aumento do endividamento e do comprometimento da renda”, explica a empresa de informações de crédito.

Com a liberação do FGTS, o mercado varejista deve tomar mais fôlego. Segundo a Boa Vista, já existem indícios de que o segundo semestre irá apresentar um desempenho superior em relação ao primeiro. Mesmo assim, a empresa acredita que os efeitos serão breves.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Setores

Em agosto, todos os segmentos analisados tiveram alta, com maior destaque para Móveis e Eletrodomésticos, que cresceu 1,9% descontados os efeitos sazonais.

A categoria Supermercados, Alimentos e Bebidas apresentou crescimento de 1,3%, enquanto Tecidos, Vestuários e Calçados subiu 1,1%.

O segmento de Combustíveis e Lubrificantes foi o que menos cresceu, tendo registrado alta de 0,4% na série dessazonalizada.

Compartilhar

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.