Saúde

MPF vai investigar denúncia de venda de vacinas por ouro em garimpos em reserva indígena

14 abr 2021, 18:34 - atualizado em 14 abr 2021, 18:34
Vacinas
A denúncia foi feita ao Ministério Público e ao Ministério da Saúde pela Associação Hutukara (Imagem: REUTERS/Bruno Kelly)

O Ministério Público Federal em Roraima vai investigar as denúncias de que estaria havendo troca de ouro por vacinas na reserva indígena ianomâmi, de acordo com denúncia feita por lideranças da região, informou o órgão nesta quarta-feira à Reuters.

A investigação será incluída, de acordo com o MPF, em outra investigação sobre o desvio de doses de vacinas destinadas a indígenas no Estado que já está em curso.

A denúncia foi feita ao Ministério Público e ao Ministério da Saúde pela Associação Hutukara, que representa os ianomâmi, com apoio da ONG Instituto Socioambiental. Em ofício enviado aos dois órgãos, Dário Kopenawa Ianomâmi, vice-presidente da associação, aponta casos de desvios de vacinas e materiais em dois dos distritos sanitários indígenas ianomâmi, em troca de vacinas –em um deles, aponta o nome da funcionária responsável.

Um dos casos estaria acontecendo, segundo a associação, no distrito de Homoxi. Uma funcionária teria desviado materiais como gasolina e um gerador, vendendo aos garimpeiros que atuam ilegalmente na reserva em troca de ouro. Essa mesma funcionária estaria aplicando vacinas clandestinamente nos garimpeiros, também em troca de ouro.

Uma outra denúncia foi feita diretamente ao secretário especial de Saúde Indígena do ministério, Robson dos Santos Silva, em outro distrito das terras ianomâmi, Uxiu. Segundo o relato feito em uma reunião em Boa Vista, uma funcionária do distrito estaria desviando medicamentos para garimpeiros e os atenderia à noite em acampamentos, também em troca de ouro.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.