AgroTimes

MS colheu 25% da soja 2022/23 e plantou 19,1% da área prevista de milho safrinha

06 mar 2023, 19:15 - atualizado em 06 mar 2023, 19:16
Soja
A expectativa de produção é de 13,37 milhões de toneladas de soja, quase 54% acima do apurado no ano passado (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker PW)

Pouco mais de 25% das lavouras de soja semeadas na safra 2022/23 em Mato Grosso do Sul já foram colhidas, ou o equivalente a 960 mil hectares, de um total de 3,84 milhões de hectares plantados no atual ciclo, informou nesta segunda-feira, 6, em nota, o Projeto Siga (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), mantido pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), em parceria com a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul (Aprosoja-MS).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os trabalhos estão atrasados em relação a igual período do ano passado, quando 47,1% das lavouras já haviam sido colhidas. O excesso de chuvas atrapalhou a entrada de máquinas no campo, diz a nota.

Entretanto, com a trégua das precipitações nos últimos dias o trabalho deve avançar, acreditam os técnicos do Projeto Siga.

  • Entre para o Telegram do Money Times!
    Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Conforme o levantamento, a região norte do Estado está com os trabalhos mais adiantados, com 32% da área colhida. Já o centro do Estado colheu 24,7% das lavouras e o sul, 23,4%.

Conforme técnicos, apesar das intensas e frequentes chuvas nos últimos dias, 93% das lavouras estão em bom estado produtivo e os 7% restantes em condições regulares. “Podemos considerar que a maioria das lavouras está com o potencial de produtividade acima da média estadual, de 53,44 sacas por hectare, motivando o acréscimo de 8,53% na produtividade estimada, chegando a 58 sacas por hectare”, diz a nota.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A expectativa de produção é de 13,37 milhões de toneladas de soja, quase 54% acima do apurado no ano passado, quando a produtividade das lavouras foi prejudicada pela estiagem.

Em relação ao milho de inverno 2022/23, que está em fase de semeadura, o plantio avança nas regiões em que a colheita da soja está mais acelerada.

Segundo estimativa do Projeto Siga, a área plantada já havia alcançado 19,1% na última semana de fevereiro em Mato Grosso do Sul.

A região norte do Estado está com o plantio mais avançado, com média de 30,2%, enquanto o centro está com 19,5% e o sul, com 17,1% de média.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Milho
Em relação ao milho de inverno 2022/23, que está em fase de semeadura, o plantio avança nas regiões em que a colheita da soja está mais acelerada (Imagem: Pixabay/vog5555)

A área plantada até o momento, conforme estimativa do Projeto Siga, é de aproximadamente 444 mil hectares.

A projeção é de que a safra de milho seja 5,39% maior em relação ao ciclo passado (2021/2022), atingindo a área de 2,325 milhões de hectares.

A produtividade estimada é de 80,33 sacas por hectare, dentro do potencial produtivo das últimas cinco safras do Estado, chegando a uma expectativa de 11,206 milhões de toneladas. Esse volume pode ficar 12,28% abaixo do colhido na safra passada, que teve a produtividade favorecida pelas condições climáticas.

Os técnicos apontam, entretanto, na nota, que o atraso na colheita da soja pode afetar o plantio do milho e interferir no desenvolvimento da cultura, que, fora de seu ciclo normal, está suscetível às intempéries climáticas (estiagem, geada e queda de granizo).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A semeadura está lenta em todas regiões, sendo que a janela de plantio do milho está concentrada entre os dias 17 de fevereiro a 24 de março de 2023, e cerca de 72,2% da operação está neste período.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?

Editoria do Money Times traz tudo o que é mais importante para o setor de forma 100% gratuita

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar