Política

Mudança no JCP: Relator da MP das subvenções inclui medida mais suave para proventos

13 dez 2023, 17:22 - atualizado em 13 dez 2023, 17:22
jcp aumenta distribuição
Medida sobre JCP vem mais frouxa, segundo o relator (Imagem: Canva Pro)

A medida provisória que vai tratar das subvenções do ICMS (Imposto sobre Circulação de Bens e Serviços), em tramitação no Congresso, ganhou um item que trata sobre JCP (Juros sobre Capital Próprio).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, a parte sobre os proventos traz uma regra mais suave. “A versão original era muito mais dura e nós conseguimos afrouxar”, disse o deputado Luiz Fernando Faria (PSD-MG), segundo a Reuters.

Como consequência, o ‘afrouxamento’ também deve impactar na arrecadação esperada pelo governo. No projeto original, o governo esperava levantar R$ 10,5 bilhões em 2024 com o fim dos proventos, segundo cálculos da equipe econômica. Agora ele não será mais extinto — e virá com novas possibilidades para as empresas.

  • Por que é hora de vender Santander (SANB11)? Larissa Quaresma, analista da Empiricus Research, recomenda outro bancão preferido para investir agora no Giro do Mercado desta quarta-feira (13), saiba mais clicando aqui: 

Volume de crédito tributário a empresas será maior

No novo texto, Faria colocou despesas de aluguel de máquinas e equipamentos entre os itens que poderão ser classificados como investimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com isso, as empresas vão gerar um aumento no volume de créditos tributários, dentro do limite do governo, que limita a dedução de investimentos de empresas a incentivos federais baseados em subvenções estaduais.

A inclusão da medida na MP das Subvenções foi uma sugestão do governo, segundo o congressista. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também havia antecipado que haveria uma emenda  sobre JCP na MP.

O governo tentou aprovar o fim do JCP via Congresso, mas o texto sofreu resistência e ficou parado na Câmara dos Deputados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
repórter
Repórter formado pela PUC-SP, com passagem pelo Poder360, Estadão e Investidor Institucional. Tem pós-graduação em jornalismo econômico pela FGV-SP, através do programa Foca Econômico 2022, do grupo Estado. No Money Times, cobre política, mercados e também a indústria de armas leves no Brasil.
pedro.pligher@moneytimes.com.br
Linkedin
Repórter formado pela PUC-SP, com passagem pelo Poder360, Estadão e Investidor Institucional. Tem pós-graduação em jornalismo econômico pela FGV-SP, através do programa Foca Econômico 2022, do grupo Estado. No Money Times, cobre política, mercados e também a indústria de armas leves no Brasil.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar