BusinessTimes

Mulher mais rica da Índia: Ela pediu demissão aos 49 anos e hoje tem empresa avaliada em US$ 11 bilhões

29 abr 2022, 12:39 - atualizado em 29 abr 2022, 12:39
Empresa Nykaa
A mulher mais rica da Índia, Falguni Nayar, fez sua fortuna com a empresa de moda e beleza Nykaa (Imagem: Reprodução/ Facebook Nykaa)

A mulher mais rica da Índia, Falguni Nayar, fundadora da grife de moda e beleza Nykaa, com um patrimônio estimado em US$ 4,5 bilhões, segundo a Forbes, graças ao sucesso de sua empresa, que abriu seu capital em novembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nayar foi consultora de investimentos por 19 anos no principal banco da Índia, o Kotak Mahindra Bank, deixou de ser funcionária para se tornar empreendedora uma ano antes de completar 50 anos.

Durante esse tempo como assalariada, trabalhou em colaboração com a elite empresarial indiana, incluindo seu chefe, Uday Kotak, o respeitado bilionário fundador do banco.

Já, como diretora administrativa da subsidiária Kotak Investment Banking, conheceu dezenas de indianos empreendedores, incluindo o agora bilionário Harsh Mariwala, da empresa de bens de consumo Marico e Ajay Bijli, da rede de cinemas PVR. Foi ela quem os ajudou a abrir o capital de suas empresas.

Sua história no mundo dos negócios

Sua história como empreendedora é pautada no protagonismo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Você tem que ser o ator principal da sua vida”, diz Nayar, que fundou a primeira loja em 2012.

Ela investiu US$ 2 milhões (R$ 9,2 milhões) nos primeiros anos, junto com o marido, Sanjay Nayar, CEO da gigante americana de private equity KKR, de acordo com a Forbes.

O casal tem uma história de amor e negócios. Eles se conheceram por frequentar o mesmo grupo de estudos no prestigiado instituto de estudos sobre administração, Indian Institute of Management em Ahmedabad.

Para as empreendedoras, a empresária reforça a importância do protagonismo e aconselha: “deixe os holofotes da sua vida estarem em você.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso é nítido em sua própria jornada, tendo hoje uma empresa avaliada em US$ 11 bilhões e que tem o nome derivado da palavra em sânscrito “Nayaka”, que significa “aquele que está no centro das atenções”.

A empresa

A Nykaa, empresa de Nayar, vende 4 mil marcas, de sprays a cremes para a pele até saias, todas disponíveis online e nas suas 102 lojas em 45 cidades. Ela se tornou lucrativa no ano fiscal encerrado em março de 2021. Oito meses depois, a marca abriu o capital, como revelou a Forbes, o que a fez ser uma das raras startups a obter lucro antes de fazer esse movimento.

O IPO de US$ 13 bilhões já foi superado 82 vezes. Mesmo que as ações tenham sofrido uma surra desde então, Nayar ainda tem US$ 5,9 bilhões, graças à participação de 53% que ela divide com o marido e com as filhas gêmeas de 31 anos Anchit e Adwaita, que administram os negócios online e de moda da Nykaa.

Quando suas filhas estavam na faculdade nos EUA, em Columbia e Yale, em uma visita ela se tornou uma cliente fiel da Sephora, rede mundial de lojas de cosméticos, porque a equipe a ajudou a descobrir quais produtos eram certos para ela em vez de tentar vender produtos que não precisava.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ela sentiu que era isso que a Índia precisava para o segmento de beleza, mas percebeu que teria que criar o mercado de beleza online no país do zero com o objetivo de fazer uma curadoria de uma variedade de produtos autênticos para os indianos, público que não tinha acesso a marcas internacionais.

Como está a empresa hoje

Hoje vários bilionários têm um pedaço da Nykaa como o magnata de commodities de Hong Kong, Harry Banga, e Rishabh Mariwala, filho do indiano bilionário Harsh Mariwala. Grandes investidores institucionais como a TPG, a Fidelity e a Steadview Capital Management do Reino Unido também detêm participações.

Em 2018, ela entrou no ramo de vestuário com a Nykaa Fashion. Atualmente, a empresa também vende produtos de higiene masculinos (como óleo de barba e colônias) e artigos de decoração, além de ter uma plataforma B2B vendendo para varejistas.

Analistas consultados pela Forbes dizem que a Nykaa se mantém relevante por levar mais marcas ao mercado indiano constantemente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Estamos construindo um negócio para o longo prazo”, disse Nayar para a Forbes. A empresa está usando os US$ 85 milhões da nova emissão de ações durante o IPO para abrir novos armazéns e lojas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Estagiária
Formada em Gestão de Negócios e Inovação pela Fatec Sebrae e, atualmente, estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero. Tem como propósito atuar visando os princípios éticos do jornalismo com comprometimento com a informação de qualidade e o combate à desinformação.
gabriela.occhipinti@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Gestão de Negócios e Inovação pela Fatec Sebrae e, atualmente, estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero. Tem como propósito atuar visando os princípios éticos do jornalismo com comprometimento com a informação de qualidade e o combate à desinformação.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar